Notícias de Criciúma e Região

Prefeituras do Sul decretam situação de emergência por conta das chuvas

Forquilhinha e Orleans assinaram o decreto à tarde, já Treviso administração municipal tomou decisão pela manhã

As prefeituras de Forquilhinha e Orleans decretaram na tarde deste sábado, 7, situação de emergência em razão das chuvas intensas que atingiram a região. Em Treviso, o decreto foi assinado pela manhã.

Em Forquilhinha, os bairros mais afetados foram Cidade Alta e Ouro Negro. Conforme o prefeito, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, enxurradas na zona rural e alagamentos na área urbana, causaram danos irreparáveis no município. “A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Defesa Civil Municipal está realizando o levantamento dos danos e a identificação das pessoas afetadas, com a inundação das casas, isolamento por falta de acesso, devido à cheia dos rios e intrafegabilidade das estradas.”, informou. Ainda conforme o prefeito, as chuvas causaram destruição em obras de infraestrutura.

O prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, declarou situação de emergência no município, onde ocorreram desalojamentos, isolamentos de comunidades, interdição de vias, significativos danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. Conforme o prefeito, a maior preocupação foi por volta das 10h30, de hoje, quando o rio chegou a quase oito  metros de altura. “A tarde baixou ficando em cinco metros. O rio deixou um rastro de destruição na cidade”, lamenta ele.

Treviso, a Administração Municipal  assinou o decreto na manhã de hoje, dia 7, após decisão tomada em conjunto pelos membros do Executivo e Defesa Civil Municipal. As fortes chuvas provocaram alagamentos, enxurradas, erosão fluvial, entre outras situações de risco em diversas áreas, incluindo a ocorrência de famílias ilhadas e em situação de risco de desastre, interdição de vias e pontes, registros de prejuízos econômicos nós setores público e privado, além de outros danos à integridade da população local e à infraestrutura do município.

Você também pode gostar