Notícias de Criciúma e Região

Fundadora do Profas, Olga Sampaio Canto Bittencourt é homenageada

Dona Olga foi acompanhada das filhas, Karina e Isabel, e recebida na entidade pela diretoria, alunos e funcionários da instituição para um café especial

“Se hoje temos o Programa Fumacense de Ação Social de Morro da Fumaça (Profas) é graças a essa mulher guerreira, que ficou por muito tempo à frente da instituição”. Com essa frase, a presidente Mari Neusa Espindula Bif, a Lula, destaca a importância da fundadora, Olga Sampaio Canto Bittencourt, de 83 anos, para a instituição.

Na tarde desta quinta-feira, dia 18, dona Olga foi homenageada. Ela foi recebida no Profas pela diretoria, alunos e funcionários para um café especial. “A dona Olga foi uma mulher além do tempo em relação há tudo isso”, destaca Lula.

Fundada há 37 anos, a instituição sem fins lucrativos atende mais de 100 crianças, de zero a seis anos de diversos bairros do município em período integral. O Profas se mantém por meio de convênio com a Prefeitura de Morro da Fumaça, e também com muita ajuda da comunidade. A instituição conta com 17 colaboradores e uma diretoria composta por sete pessoas. No que diz respeito a alimentação, são 38 mamadeiras, 80 cafés e 58 almoços, além de frutas, que são servidos diariamente para as crianças que frequentam o local.

Representando dona Olga, a filha Karina Canto Bittencourt, que também atuou no programa durante muitos anos,  destacou. “O Profas é mais do que uma instituição, um lugar de aprendizado, é um lugar de amor da sociedade fumacense, sobretudo por seu trabalho significante”, ressaltou Karina.

O ceramista de Morro da Fumaça, Renato Zacaron conta que sempre colaborou com a entidade. “Com toda a alegria fazemos isto de coração, pois o Profas é uma entidade muito importante para o nosso município”, considera.

Reforma do prédio

No ano passado, o programa recebeu uma verba de R$250 mil da Secretaria de Estado e Educação para reforma no prédio. A obra teve início em junho e foi concluída no início de agosto. Entre as reformas feitas estão a ampliação de duas salas, colocação de pisos, construção de lavanderia, colocação de paver no pátio, um solarium para o berçário, forração dos corredores e do hall de entrada, pintura de toda estrutura, além do cercado com alicerces, grades e portões.

“Vejo o Profas como a casa de uma mãe. As crianças são amparadas, recebem carinho e orientações pedagógicas, mas trata-se de um trabalho diferenciado aqui. Espero que o próximo presidente dê sequência a todo esse trabalho bonito que começou lá atrás”, finaliza Lula.

Atual diretoria

  • Presidente: Mari Neusa Espindola Bif
  • Vice-presidente: Adular José Cechinel
  • Secretária: Juliana Cristina Froder
  • Tesoureiro: Rosania de Souza Máximo
  • Conselho Fiscal Efetivo: Renato Zaccaron, Tiago Minatto e Geraldo Pacheco

 

Galeria de Fotos

Você também pode gostar