Notícias de Criciúma e Região

Frio: saiba como Criciúma atua no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade

Abordagens são feitas diuturnamente pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil

Com a chegada da estação mais fria do ano, a Secretaria de Assistência Social de Criciúma está reforçando as ações no município em parceria com a Defesa Civil com abordagens. Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, as ações são feitas diuturnamente.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

“Os educadores conversam e orientam as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para irem até a Casa de Passagem ou Centro Pop. É importante frisar que os encaminhamentos são facultativos e não obrigatórios. Muitas vezes as pessoas não têm interesse em se deslocarem para lá e permanecem no local onde estão. Em algumas situações oferecemos um cobertor e assim mesmo orientamos que procurem a equipe psicossocial para ajudarmos a buscar um emprego, voltar para a família ou até mesmo, caso tenha problemas com drogas, para uma unidade terapêutica”, informa o secretário.

De acordo com o secretário, o número de pessoas abordadas oscila. “O número é sazonal diante da localização geográfica do município, entre duas capitais, Florianópolis e Porto Alegre. Com a pandemia houve um pequeno aumento até porque nossas ações são diárias”, destaca.

Casa de Passagem está localizada na Rua Giácomo Sônego Neto, no bairro Pinheirinho – Foto: Secom

Veja os números do mês de maio

No mês de maio, as equipes abordaram 61 pessoas de Criciúma, 40, provenientes de outras cidades de Santa Catarina, 12 pessoas do Estado do Paraná, 42 pessoas do Rio Grande do Sul, 19 de outros países e 19 de outros estados.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, o monitoramento constante da temperatura auxilia na realização das abordagens. Para os próximos dias, a previsão é de que os termômetros marquem mínimas entre 15ºC e 10ºC. Conforme o diretor, são registros dentro da normalidade durante o período de inverno.

“Porém, mesmo elas estando dentro da normalidade, nós da Defesa Civil com a Secretaria de Assistência Social sempre realizamos e seguimos com buscas ativas pelas pessoas que precisam de ajuda, principalmente nas horas de registros de frio mais intensos durante a noite ou durante situações que podem ser desencadeadas pela chuva”, ressalta.

População também pode comunicar

A população também pode comunicar a Secretaria de Assistência Social sobre os locais onde forem encontradas pessoas em situação de vulnerabilidade social. O contato é pelo telefone do plantão após às 20 horas, (48) 9 941-3779 ou pelo 191- Defesa Civil. A Casa de Passagem fica localizada na Rua Giácomo Sônego Neto, no bairro Pinheirinho.

Você também pode gostar