Notícias de Criciúma e Região

FOTOS: Vivercom leva a Unesc para as comunidades de Criciúma

Projeto iniciou neste sábado, dia 23, no bairro Santa Augusta

O salão da igreja do bairro Santa Bárbara foi transformado na manhã deste sábado, dia 23, em Criciúma. Um verdadeiro centro de atendimento à população foi montado pela Unesc. Da saúde à área contábil, a universidade levou um pouco de cada serviço que possui nas mais diversas áreas para os moradores da comunidade. Por ser perto da Unesc, o Santa Augusta foi escolhido para o pontapé inicial do projeto Vivercom que faz parte da programação de celebração dos 55 anos da universidade.

“Pensamos que o primeiro tinha que ser aqui, porque estamos nessa região. Queremos comemorar com o entorno da nossa universidade, temos compromisso com esse entorno, mas com todas as regiões da nossa cidade. Nosso propósito é trazer uma continuação da universidade para onde a vida das pessoas está. Aqui que a vida acontece, aqui que temos que estar. Entendendo o que a comunidade precisa para retornar de modo ainda melhor o que temos para ofertar seja na educação, na saúde, na assistência social e a cada 15 dias estaremos em um bairro”, comenta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Centenas de moradores prestigiaram as ações e receberam orientações nas mais diversas áreas. Para o presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Augusta, Mario Sérgio de Farias, é uma alegria receber um evento como esse da Unesc. “Espero que o projeto tenha muito sucesso em todos os bairros. Nossa universidade caminha com a comunidade. O trabalho deles é especial. É um privilégio ter esse primeiro contato com a universidade”, destaca.

Todas as ações do “Vivercom” ocorrerão nos sábados, das 9h às 12h, e contarão com atividades culturais, contação de histórias, oficinas artísticas, brinquedos para as crianças, atrações musicais, orientações voltadas à saúde, entre muitos outros serviços disponíveis de forma gratuita. “Universidade quer cumprir seu papel que é formar excelentes técnicos profissionais, mas dar um segundo diploma aos nossos estudantes que é o da cidadania. Cidadania assim como a formação técnica se obtém onde as pessoas estão, quer seja no esporte, na saúde, no empreendedorismo – que temos o núcleo aqui para dar apoio aos negócios do bairro -, quer seja na arte, na cultura, na diversidade, na literatura, nas ciências sociais, no direito que está, também, ofertando orientação”, finaliza a reitora.

Diversas autoridades participaram da cerimônia que marcou o início do projeto.

Próximos bairros a receberem o projeto Vivercom:

  • 7 de outubro: Renascer;
  • 28 de outubro: Jardim União, Progresso, Mineira Velha e Vila Manaus;
  • 11 de novembro: Vila Miguel, Metropol, Rio Bonito e Laranjinha;
  • 25 de novembro: Argentina, Brasília e Vila Rica;
  • 2 de dezembro: encerramento do projeto no Parque Municipal Altair Guidi.

 

Confira as fotos:

Você também pode gostar