Notícias de Criciúma e Região

Falta de chuva prejudica lavouras e produção de gado leiteiro

Conforme produtor, vaca vai tendo estresse calórico e reduz o leite

Na propriedade de Marlon Tezza, na comunidade de Rio Acima em Içara, tem 50 cabeças de gado. A produção na época da safra chega a 450 litros de leite por dia, mas caiu em torno de 20%, por causa da falta de chuva. “Faz uns 20 dias que a situação apertou. Com a seca, o pasto perde qualidade, a vaca vai tendo estresse calórico e reduz o leite”, explica ele, que ainda se dedica também ao cultivo de milho e pastagens.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Para tentar sair um pouco do sufoco, o produtor pediu auxílio da Prefeitura de Içara que está disponibilizando caminhões pipa para fazer a distribuição de água potável. “Estou pegando a água potável e colocando dentro do poço, para lavar os equipamentos e para uso da casa. As vacas, antes bebiam água do poço. E agora foi deixado apenas no açude”, disse ele.

Vacas buscam a lagoa para se refrescar

Na safra passada, conforme o secretário de Agricultura de Içara, Silvio Viana, houve redução de 30% na produção de milho, soja e outras culturas. Ainda segundo ele, a estiagem atinge o município como um todo, mas destaca que não são todos os produtores que sofrem prejuízos. “São algumas propriedades, no Rio Acima, por exemplo, o rio baixou. Mas não se trata de um quadro assustador, acreditamos que nos próximos dias a situação se resolva”, finaliza.

Com a seca o pasto perde a qualidade

Agendamento de carro pipa

A Defesa Civil está disponibilizando caminhões pipa para fazer a distribuição de água potável. Os moradores que precisarem de água potável devem fazer o agendamento pelos telefones (48) 98414 1524 ou 3431 3500 solicitando a ouvidoria.

Seca causa prejuízo de R$16 milhões e falta de água em Içara

Você também pode gostar