Notícias de Criciúma e Região

Enem 2021: participantes comentam sobre o primeiro dia de provas

Neste domingo, dia 21, Unesc e Esucri receberam os participantes para as questões objetivas e redação

Em meio a polêmicas de interferência do Governo Federal em questões da prova, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, ocorreu em todo o país neste domingo, dia 21. Em Criciúma, Unesc e Esucri receberam os participantes, que responderam o caderno de linguagens, ciências humanas e redação como o tema ‘invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A estudante Bruna Manenti foi uma das candidatas. No segundo ano do Ensino Médio, ela resolveu realizar o exame para treinamento. “Com experiência, terei mais chances para obter uma boa nota no próximo ano, que será a oficial”, disse.

Questões como racismo, escravidão, erotização da mulher e indígenas estiveram presentes na prova. “Várias falavam dessas minorias, algo que eu não esperava. Exigiu bastante interpretação. Na redação, os textos motivadores foram de grande ajuda”, ressaltou.

 

Bruna Manenti fez o primeiro dia do Enem 2021 neste domingo

 

Já para Rafaella Justin, o tema foi um pouco complicado, mas interessante pelo fato de ser uma realidade atual de muitas pessoas. “São sobre aqueles que a sociedade descarta. Acabam perdendo seus direitos de exigir algo que é obrigatório a todos. Um exemplo é a Certidão de Nascimento, cerca de 2 milhões de pessoas no país não possuem”, comentou.

Assim como Bruna que pretende iniciar uma graduação em medicina, Rafaella também quer entrar no ensino superior por meio do Enem. “Tive algumas dificuldades com as perguntas de língua portuguesa, então vou me preparar ainda mais a partir do resultado. Quero muito entrar no curso de Gastronomia”, concluiu.

 

Segundo dia de provas 

No próximo domingo, dia 28, os participantes irão resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas.

Principal meio de acesso ao ensino superior, o exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Você também pode gostar