Notícias de Criciúma e Região

Em cinco dias deve chover o previsto para um mês, alerta Coutinho

Previsão mostra alto volume de chuva até o próximo domingo, dia 07

Os próximos dias serão de chuva forte e intensa em Santa Catarina. O alerta foi feito pelo climatologista Ronaldo Coutinho, no Canal do Tempo na internet. “Extremamente alto o volume de chuva de quarta-feira até domingo. Muita chuva no centro sul do Paraná, toda Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul”, destaca no vídeo. “Tudo isso aqui, em cinco dias, equivale a chuva de quase um mês”, relata Coutinho enquanto mostra imagens de satélite.

Ainda segundo o climatologista, esta quarta-feira, dia 4, poderá ter chuva forte em alguns pontos do estado. A situação muda amanhã, dia 5, e a quinta-feira será de tempo mais estável. 

“De sexta-feira até domingo é a situação mais problemática. É muita chuva, principalmente no vale do Itajaí, no litoral como um todo e no sul”, destaca. Segundo Coutinho, o alerta é feito com muita responsabilidade para que as pessoas tenham conhecimento e possam se programar para diminuir transtornos.

Segundo a Defesa Civil do estado, já há cidades com registro de 170mm de chuva nas últimas 24 horas.

Até o momento, no entanto, não houve registro de grande volume de chuva e nem de transtornos na região sul de Santa Catarina.

Municípios com ocorrências

Segundo o relatório da Defesa Civil (atualizado às 12h desta quarta-feira, 4) foram registradas ocorrências como chuvas intensas, granizo, alagamentos e enxurradas nos seguintes municípios: Caibi, Chapecó, Cordilheira Alta, Xaxim, Caçador, Ascurra, Campo Alegre, Campos Novos, Curitibanos, Doutor Pedrinho, Fraiburgo, Gaspar, Herval D’Oeste, Joaçaba, Lacerdópolis, Laurentino, Rio do Sul, Monte Carlo, Pomerode, Presidente Castelo Branco, Rodeio, São Bento do Sul, São Cristóvão do Sul, São Domingos, e Vargeão.

A Defesa Civil estima que mais municípios podem decretar situação de emergência e devem enviar registros de estragos ocorridos ao longo do dia, para um próximo relatório das ocorrências.

Confirma o vídeo do Canal do Tempo

Você também pode gostar