Notícias de Criciúma e Região

EDITORIAL: Precisa ser agora: a Unesc conseguiu unificar o Sul!

Por Sandro De Mattia

A semana encerra com um marco. Uma experiência positiva. Um trabalho fantástico de união de esforços proposto pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com o lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional.

Ninguém, até hoje, conseguiu reunir em uma frente de trabalho técnicos, especialistas, mestres, doutores, sociedade organizada, políticos das esferas municipal, estadual e federal com tamanha sincronicidade.

O que eu assisti na noite do dia 05 de agosto de 2020, em uma transmissão feita pela TV Unesc, no youtube, foi uma ação unificada que colocou por 2h34min senadores, deputados federais e estaduais, vereadores regionais, prefeitos da Amrec, presidentes de CDL e Associação Empresarial, técnicos graduados, doutores no assunto e toda a equipe de gestão da reitora Luciane Ceretta.

O que eu vi, não lembro de ter visto em nenhuma outra ação na região. Não com este engajamento. A Unesc conseguiu a façanha, não só de unificar os interesses regionais, mas o comprometimento de todos os envolvidos. É compromisso da universidade tocar o Plano de Desenvolvimento Regional Sul. Está tudo planilhado, organizado, muito bem distribuído. Mas é dever do setor público e das instituições e sociedade organizada da região motivar, se colocar dispostos a abrir os braços para a Unesc poder desenvolver o melhor diagnóstico possível do sul.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Não vou entrar no mérito dos números apresentados. Somos sabedores que temos a necessidade de desenvolver. Por anos colocamos a culpa na falta dos modais de desenvolvimento. Era a duplicação da BR- 101, o calado do Porto de Imbituba, a falta de um aeroporto estruturado etc etc etc. Não temos mais desculpas. O Plano de Desenvolvimento Regional proposto pela Unesc é fantástico, mas vai depender dos municípios da Amrec. Eles precisam fazer o dever de casa. Eles são partes fundamentais do sucesso deste Plano.

Para finalizar, não consigo enxergar, a curto ou médio prazo, nenhum outro movimento sem cunho político ou provido de interesses, do que o proposto. Se o Sul quer desenvolver o momento de constituir os passos a serem dados no futuro foi oportunizado pela reitora Luciane Cereta que motivou toda sua equipe a construir essa egrégora em prol da nossa região.

É agora!! Caso contrário vamos demorar muito tempo para algo tão consistente como o que vi naquela noite do dia 05.

Um quadro capacitado, respeitado e engajado colocado à disposição da Unesc para organizar!

Você também pode gostar