Notícias de Criciúma e Região

“Dia 13 de Maio: A verdadeira história”: tema será abordado no evento Maio Negro

A temática desta quinta-feira, 13, da edição do Maio Negro é  “Dia 13 de Maio: A verdadeira história”. O assunto será abordado, a partir das 19 horas, ao vivo pela Unesc TV (www.youtube.com/unesctv), tendo como convidados os professores Claudia Daiane Garcia Molet e Diego Luiz Caetano.  A mediadora é Myrella Olívia Alves. O evento virtual está sendo realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) até esta sexta-feira, 14.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O 16º Maio Negro teve início na segunda-feira, 10,  com a mesa redonda “Negritude e Pandemia: Onde estamos em meio ao caos?”, com a participação de mulheres negras de destaque em suas áreas de atuação para debater o assunto. A coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias explica que o foco do evento é refletir o quanto a pandemia e a as ações do poder público afetaram não só as vidas negras, mas a dos indígenas também.

O Maio Negro ainda vai abordar assuntos relacionados à identidade negra e à abolição da escravatura, além dos enfrentamentos dos negros. “Vamos pensar no 13 de maio e o que ele representa para este segmento racial. Ele tem o contexto histórico, mas avaliando, ainda não passamos do 14 de maio de 1888. Ainda estamos parados nele, lutando para ter trabalho, dignidade, estudo, respeito”, salienta Normélia. “O 13 de maio é um dia de denúncia ao racismo. Precisamos não apenas denunciar as práticas racistas, mas promover uma educação antirracista”, complementa.

Sexta-feira -14 de maio

Às 19 horas, ao vivo pela Unesc TV (www.youtube.com/unesctv)

Temática: “Museu Afro Brasil Sul e a extensão como possibilidade de coexistir na universidade”

Convidadas: professoras Rosemar Lemos e Fernanda Sônego.

Mediador: Denis Moraes

 

 

Você também pode gostar