Notícias de Criciúma e Região

Criciúma tem cerca de 15 mil animais de rua; castração pretende diminuir quantidade

Projeto “Castração é a Solução” realizou 182 procedimentos no Cristo Redentor, Moradas do Sol e Vila Natureza I e II

Na tentativa de diminuir a quantidade de animais de rua na cidade de Criciúma, a cidade tem feito mutirões de castração.  Atualmente, estima-se que existam cerca de 15 mil animais de rua em Criciúma. Um censo está sendo preparado pelo município e irá mapear o número exato de animais, com o objetivo de elaborar medidas e ações para diminuir os abandonos. O cadastramento dos animais, via censo, será realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) de Criciúma.

Na tentativa de amenizar o problema, o segundo mutirão do projeto “Castração é a Solução” castrou 182 animais, entre cães e gatos, no último fim de semana, em Criciúma. A ação foi realizada pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), nas comunidades do Cristo Redentor, Moradas do Sol e Vila Natureza I e II. O primeiro mutirão aconteceu no bairro Metropol e beneficiou 172 animais. 

“A castração é uma medida fundamental para o bem-estar dos animais e para a saúde pública. Estamos empenhados em promover campanhas e aumentar os esforços para acabar com o abandono de animais”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Mais de 300 castrações em outubro

Ao todo, o mês de outubro soma 354 procedimentos realizados no município durante mutirões de castração e 250 em clínicas fixas. Nos últimos dez meses, foram feitas três mil castrações em Criciúma. Conforme o Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), a meta é executar 550 procedimentos mensais, totalizando mais de seis mil a cada ano. 

Como funciona

Durante o procedimento, os animais são microchipados e recebem a medicação pós-operatória. O microchip contém todas as informações de identificação do animal, que ficam armazenadas em um banco de dados. 

“Essa tecnologia ajuda a localizar o animal e é fundamental para evitar a reprodução descontrolada e diminuir o abandono. Durante os mutirões, além das castrações agendadas pelos tutores, o procedimento também é realizado em animais de rua”, informou o coordenador do Nubea de Criciúma, Christophe de Lima.

 

Você também pode gostar