Notícias de Criciúma e Região

Criciúma sedia 38ª Feira Catarinense de Matemática

Evento reúne trabalhos de todo estado que foram destaque em Feiras Regionais

Criciúma será palco, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, de uma grande celebração da Matemática e de suas possibilidades para a educação. A cidade será sede da 38ª edição da Feira Catarinense de Matemática, evento que apresentará ao público 120 trabalhos de escolas de 55 municípios de Santa Catarina. O local de realização será o Parque das Nações, onde são esperados 375 estudantes e professores que apresentarão seus projetos, além de milhares de visitantes nos três dias de exposições.

“A realização da Feira Catarinense de Matemática em nossa cidade é motivo de grande satisfação e estamos preparados para receber os trabalhos que são destaque em todo o Estado de Santa Catarina. Ao apoiar eventos científicos como este, estamos investindo no desenvolvimento intelectual e no futuro de nossos jovens. É uma demonstração de nosso compromisso com a educação, a inovação e o avanço da ciência”, declara o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

A 38ª edição da Feira Catarinense de Matemática é uma realização da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Comissão Permanente das Feiras de Matemática de Santa Catarina. O evento visa, entre seus objetivos, promover a troca de experiências pedagógicas entre as escolas, despertar o interesse dos estudantes pela Matemática e contribuir com a melhoria da qualidade da educação.

Os trabalhos trazem as aplicações da Matemática no cotidiano, jogos matemáticos e atividades pedagógicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula. As ideias inovadoras despertam a curiosidade do público que visita a Feira e também dos professores, que podem replicar as ideias e metodologias.

“Considerando que esses trabalhos já passaram por etapas escolares, municipais e regionais, o que garante um maior amadurecimento desses, estamos confiantes de que a Feira Catarinense será um espaço de intercâmbio de experiências, que revelará a Matemática aplicada na prática, o que desperta maior interesse na aprendizagem. Já os professores podem conhecer novas metodologias de ensino e trocar experiências com outros colegas”, afirma o professor do IFSC, Bazilício Andrade Filho, integrante da comissão organizadora.

Oriundos de todas as regiões catarinenses, os estudantes tiveram seus trabalhos selecionados nas Feiras Regionais de Matemática, que aconteceram ao longo do ano. Os trabalhos representam escolas públicas e particulares de todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior, além de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário municipal de Educação, Celito Cardoso, enfatiza a importância deste movimento. “A Matemática desempenha um papel fundamental em nossa sociedade e, ao incentivar nossos estudantes a se envolver em atividades dinâmicas, estamos preparando-os para um futuro repleto de oportunidades. A Feira Catarinense de Matemática proporciona um espaço de aprendizagem, de compartilhar ideias e inspirar estudantes e educadores”, conta.

A comissão organizadora espera cerca de 5 mil visitantes a cada dia do evento. Durante todos os dias, a Feira estará aberta a visitação, de forma gratuita, na estrutura que foi montada no Parque das Nações, se integrando à programação de grandes eventos do município de Criciúma.

Integram a Comissão Permanente das Feiras de Matemática de Santa Catarina a regional catarinense da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a Universidade Regional de Blumenau (FURB), Instituto Federal Catarinense (IFC), IFSC e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira a programação da 38ª Feira Catarinense de Matemática:

Quarta-feira (08/11):

18h – Cerimônia de abertura

19h às 21h – Exposição e visitação pública

Quinta-feira (09/11):

8h30 às 12h – Exposição e visitação pública

13h30 às 17h30 – Exposição e visitação pública

18h às 21h – Visita ao Parque Astronômico de Criciúma

Sexta-feira (10/11):

8h30 às 11h30 – Exposição e visitação pública

13h às 14h30 – Assembleia Geral

14h30 às 15h – Cerimônia de encerramento

15h às 16h – Premiação

Você também pode gostar