Notícias de Criciúma e Região

Crianças lançam campanha #PratoLimpo 

A iniciativa visa conscientizar sobre o desperdício de alimentos

Você come todo o alimento que coloca em seu prato? Essa é a pergunta que 200 crianças e adolescentes fizeram pelos departamentos do Bairro da Juventude durante toda esta semana. A ação denominada #PratoLimpo foi desenvolvida pelos pequenos com auxílio da professora Josiane Cardoso, do laboratório de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.

“O movimento veio após um questionamento na aula sobre o desperdício dos alimentos sobrados nos pratos. Foi por meio disso que tivemos a ideia de conscientizar a instituição inteira, e não só os alunos. Durante toda a semana eles foram pessoalmente conversar com os colaboradores e com os colegas. O lema é: coloque apenas o que vai comer no prato, diga não ao desperdício”, disse a professora.

Vestidos de super-heróis, com a iniciativa de serem os guardiões do meio ambiente, as crianças deram o recado aos colegas e aos profissionais. “A minha mãe já falava em casa que não devo colocar no prato aquilo que não vou comer, agora eu posso conscientizar também meus colegas”, lembrou Ana Rafaela Viana Cruz, de 10 anos de idade.

Atualmente o Bairro da Juventude está inserido no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12, que trata do ‘consumo e produção responsáveis’. A instituição conta com dois biodigestores. O projeto tem como foco transformar resíduos orgânicos, ou seja, a sobra dos alimentos, em gás e biofertilizantes. Além do Bairro, quatro famílias atendidas pela entidade também possuem biodigestores em seus lares.

Você também pode gostar