Notícias de Criciúma e Região

Crianças com altas habilidades cognitivas fazem experimentos nos laboratórios da Unesc

Serviço é oferecido de forma gratuita pela Universidade

Crianças do projeto Gifted viveram momentos de inserção científica durante visita à Unesc nesta semana. O grupo formado por sete crianças e uma professora desfrutou da ampla infraestrutura que o campus oferece à comunidade participando, inclusive, de aulas práticas com a realização de diversos experimentos científicos.

O projeto Gifted recebe, no contraturno escolar, crianças e adolescentes de quatro a 15 anos que possuem altas habilidades cognitivas. Para a professora e Neuropsicopedagoga, Juliana Canarim, a intenção da visita à Universidade é estimular o desejo dos pequenos pela pesquisa.

“Nós trabalhamos com crianças com altas habilidades e superdotação, estimulando o talento e o campo emocional para que elas lidem melhor no campo escolar. Esse é o nosso diferencial”, destacou Juliana.

Os alunos iniciaram as práticas científicas pelo Laboratório de Práticas de Ensino de Ciências, com as orientações da coordenadora do espaço, Zenaide Pais Topanotti, e da professora do curso de Ciências Biológicas, Mainara Figueiredo Cascaes.

Mão na massa

No Laboratório de Ciências Biológicas, os pequenos aprenderam conceitos relacionados à química, física e biologia. Na hora de colocar a mão na massa, realizaram um experimento que possibilitou a verificação de DNA extraídos de uma banana.

Um dos visitantes foi o aluno João Gabriel Gomes de Souza, de 10 anos de idade. “Eu achei tudo muito legal, mas o que mais me chamou atenção foi aquele que tinha uma luz de infravermelho. Com ele consegui compreender como ajuda o funcionamento da internet”, disse.

A visita dos pequenos encerrou no fim de tarde com alegria nos corredores do Bloco R2, que abriga o Laboratório de Física. No local, eles foram recebidos pelo professor do curso de Física  Márcio Just, que falou sobre fenômenos da natureza percebidos no dia-a-dia.

Para uma demonstração, Just utilizou um pedaço de cano que continha dois balões de tamanho e cor diferentes e uma válvula do tipo abre e fecha no centro. Ao fim, o professor apresentou um enorme canhão de fumaça, chamado de “Canhão de Vórtice de Fumaça”.

“É uma forma de despertá-los para a ciência e tecnologia, mesmo que eles não se tornem cientistas, devem aprender esses conceitos para lidarem com a vida”, salientou Just.

O projeto Gifted

Pedagoga e Neuropsicopedagoga Juliana Canarim utiliza o microscópio para verificar o resultado das experiências realizadas pelas crianças.

A professora Juliana explica que para ser aceita no grupo, a criança precisa passar por uma consulta com o psicólogo do projeto que irá avaliar as eventuais habilidades da criança, por meio da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) – um instrumento clínico de aplicação individual que tem como objetivo avaliar a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças entre seis a 16 anos de idade. “Há vários tipos de habilidades, como acadêmico, criativo, produtivo, artes, ciências ou física, por exemplo”, destacou.

Escolas que tenham o interesse de realizar visitas com aulas práticas no Laboratório de Ciências Biológicas da Unesc podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Já para o visitar o Laboratório de Física é necessário se comunicar pelo endereço [email protected].

Outras informações podem ser obtidas no Setor de Relacionamento da Universidade pelo telefone 3431-2554 ou pelo e-mail [email protected].

 

Você também pode gostar