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Conheça a Ferrovia do Trigo e o maior viaduto férreo da América do Sul

A Ferrovia do Trigo é o famoso caminho em que fica o Viaduto 13 e Mula Preta, que são os viadutos ferroviários mais incríveis do Brasil! A Ferrovia do Trigo é um dos trekkings mais clássicos do país, que com  50km, passa por quatro cidades (Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Correa e Muçum), cruza dezenas de túneis que chegam a ter até dois quilômetros, e percorre 21 viadutos, entre eles o Viaduto 13, considerado o maior férreo da América do Sul.

Ferrovia do trigo foi o nome popular usado na época da construção, pois um dos principais produtos escoados na rodovia era o trigo. Porém, o nome oficial, dado depois, é Ferrovia EF-491 e ela interliga os terminais ferroviários de carga das cidades gaúchas de Roca Sales e Passo Fundo. No total, são 152 quilômetros de extensão. O trecho inicial passa pelo Vale do Rio Taquari e, a partir do município de Muçum, inicia a subida da serra em direção a Guaporé. A parte mais bonita e turística fica entre Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados. Repleta de túneis e viadutos, ela proporciona vistas cinematográficas aos visitantes!

O Viaduto 13, com seus 143 metros de altura e 509 de comprimento, é o 2º viaduto de trem mais alto do mundo e o mais alto da América Latina.

O Viaduto Mula Preta, como também o viaduto Pesseguinho e V11 são viadutos vazados em curva. Seus dormentes parecem flutuar com a vista do abismo lá embaixo.

O caminho tradicional inicia em Guaporé, em uma altitude de 480 metros acima do mar e acaba em Muçum, a 48 metros. Em qualquer direção, não há como não se impressionar com a obra “faraônica”. A Ferrovia do Trigo, inteira, possui 289 quilômetros de trilhos e demorou 67 anos para ficar pronta. Em grande parte, por causa da geografia da região entre Guaporé e Muçum.

Nos dias  29 a 31/03/24 O SUL EM TRILHAS te convida para uma super aventura: Trekking Ferrovia do Trigo em seus 50 quilômetros de Gaporé a Muçum (Rio Grande do Sul) na Ferrovia mais alta da América Latina. 🛤️🥾

O caminho é descendo a ferrovia, por vales de beleza ímpar cercado por cachoeiras e muito verde, passando por mais de 20 túneis e 20 viadutos, entre eles os mais conhecidos são os viadutos Mula Preta, o Pesseguinho e o V13, entre outros, ambos com chão vazado onde se pode ver o vale lá embaixo. O V13 também é famoso por ser o viaduto ferroviário mais alto das Américas com 143m de altura!

Outra característica desse trekking são os túneis, onde caminhamos por um bom tempo na total escuridão, o mais longo tem quase 2 km de extensão e podemos passar até 1 hora dentro dele!

Logística da viagem e do trekking:

Dia 1 (29/03) – Sexta-feira (Feriado Paixão de Cristo)

Sairemos de Tubarão à 01 hora da madrugada de sexta-feira, feriado. Serão cerca de 7:00 de viagem até Guaporé, onde iniciaremos a caminhada. Depois de um check nos equipamentos iniciamos o primeiro dia, serão aproximadamente 6 a 7 horas de caminhada até a nossa área de camping próximo ao viaduto Mula Preta.

Iniciaremos a caminhada às 08 horas da manhã, que também terá entre 6 a 7 horas de caminhada. Cerca de 20 km até chegar no acampamento, que é camping estruturado com banho quente, um pequeno restaurante a preços acessíveis e uma cachoeira.

Dia 2 (30/03)- Sábado

Acordamos às 06h, após o café e arrumamos nossos equipamento de camping e iniciamos mais uma etapa da nossa travessia.

Cerca de 17 km, no qual passamos por belos viadutos abertos, cachoeiras, garganta do diabo, até a chegada do segundo camping, que fica embaixo do v13.

Dia 3 (31/03)- Domingo

O último dia da travessia, sendo que caminharemos 10 km até a chegada da estação em Muçum, por volta do meio dia. No qual nos arrumamos, tomamos um banho quente e retornamos para nossa cidade, chegando em Tubarão na noite de domingo!

O transporte sai de Tubarão e as inscrições são limitadas e podem fazer no seguinte link: https://forms.gle/Upf4oEpQPqSTA4cr5

Obs: A caminhada é sempre em descida, iniciando próximo dos 460m de altitude, finalizando perto dos 80m, apesar de não ter subidas, tem como principal dificuldade a caminhada quase toda feita em cima de dormentes de trilhos, o que requer atenção a cada passo! Outro desafio é a altura que encaramos nos viadutos vazados e sem proteção lateral, apenas com recuos a cada 50m.

Obs 2: Existem funcionários que controlam a passagem pelos trilhos, a ferrovia do Trigo é uma ferrovia ativa com trens passando constantemente, em alguns trechos teremos que esperar a liberação para podermos passar.

Obs 3: O material de camping poderá ser carregado pelo transporte durante a travessia.

Obs 4: O Sul em trilhas tem o equipamento de camping que você precisa, visite nossa loja!

Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!

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