Notícias de Criciúma e Região

Bebê sofre paradas cardíacas e aguarda por leito de UTI em Criciúma

Sentimento da família é de impotência por não conseguir um leito de UTI para o pequeno Gabriel Joaquim Francisco

A família do pequeno Gabriel Joaquim Francisco, de apenas 41 dias, está na luta por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Internado no Hospital São José, em Criciúma, ele precisa de um leito urgente pelo SUS. A criança nasceu prematura, desenvolveu um quadro de bronquiolite e já sofreu duas paradas cardíacas na manhã deste domingo, dia 29.

A mãe do pequeno, Katherini Joaquim, relatou que há alguns dias a criança começou a passar mal após mamar. Com isso, a família resolveu procurar um hospital particular, mas devido ao plano de saúde ainda estar no prazo de carência, não conseguiram. Tentaram ainda pagar uma consulta particular, mas segundo a mãe, o hospital informou eu estava com alta demanda e não conseguia atender o pequeno.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Desta forma, levaram ao Hospital São José, em Criciúma, onde o médico pediatra já deixou Gabriel internado e em seguida ele foi diagnosticado com bronquiolite. Agora, a criança está entubada e aguarda um leito de UTI no Estado com urgência.

“Nesta manhã ele teve duas paradas cardíacas, mas conseguiram reanimar. Agora estamos aguardando a liberação de um leito”, conta a mãe.

O Hospital São José informou que a criança está estável neste momento e que a unidade está aguardando a liberação de um leito de UTI pediátrico no Estado.

O Portal Litoral Sul entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado que encaminhou a nota abaixo, acompanhe:

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina está acompanhando a situação do paciente, que está sendo devidamente monitorado e assistido nesse momento pela Unidade Hospitalar .

A Central de Regulação Estadual está buscando leito de UTI SUS e privado em SC e em outros estados, e assim que possível, fará a transferência com prioridade.

A família já está em contato com nosso serviço especializado de Regulação desde sábado, 28.

Aguardamos também a posição do hospital particular sobre o caso do atendimento negado que foi citado anteriormente.

A família da criança criou uma vaquinha online. O intuito é levantar valores para uma possível internação em leito particular. Para ajudar é só clicar neste link.

Leia mais:
O que é a bronquiolite, doença que tem levado bebês a UTIs

Você também pode gostar