Notícias de Criciúma e Região

Baleia e filhote são flagrados no Rincão; vídeo

Cetáceos foram vistos na tarde desta sexta-feira, dia 01, na Zona Norte do balneário

Uma baleia com seu fihote desfilaram em sincronia e desenvoltura, na tarde desta sexta-feira, dia 01, no balanço do mar do Rincão. O registro foi feito, por volta das 14h, pela moradora do município, a podóloga Pathi Freitas, na Zona Norte, próximo ao Verdão. “Fiz durante um atendimento. É muito lindo para ficar somente na minha galeria”, comentou. O mês de setembro é o período do auge da temporada reprodutiva das baleias-francas no litoral brasileiro, e de acordo com o Projeto Franca Austral – ProFRANCA, Santa Catarina ganha destaque devido à alta concentração de avistagens da espécie no território catarinense.

As baleias-francas procuram o litoral brasileiro nesta época do ano porque encontram enseadas protegidas para o nascimento de seus filhotes. “Atribuímos a preferência a esta região especialmente pela característica física das enseadas ao formarem baías que protegem as baleias da ação de ondulação e fortes ventos na região, fornecendo uma economia de energia para as mães que permanecem toda a temporada reprodutiva sem se alimentarem”, informa Eduardo Renault-Braga, gerente de projeto do ProFRANCA.

A expectativa é de que a temporada seja um sucesso. O último monitoramento, realizado no dia 18 de agosto, pelo ProFRANCA registrou 34 pares de mães e filhotes (68 baleias), a maioria em Imbituba, nas praias da Ribanceira, Itapirubá Norte, Ibiraquera e Vila. Os municípios de Laguna e Garopaba também tiveram a visita das gigantes dos mares. O sobrevoo mais recente da temporada 2023 do Programa de Monitoramento de Cetáceos do Porto de Imbituba, que aconteceu no dia 23 de agosto, registrou 61 baleias francas na costa catarinense. A observação aérea percorreu toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, desde Florianópolis até Balneário Rincão, no sul catarinense, estendendo-se até Torres, no Rio Grande do Sul.

Dados do ProFranca, apontam que 228 baleias foram encontradas em Santa Catarina em 2022, número mais alto em cinco anos. Nos anos anteriores, a quantidade de registros foi menor. Em 2021, por exemplo, 120 baleias foram encontradas no estado. Um ano antes, os pesquisadores da ProFranca encontraram 42 animais. Em 2019 passaram 53 mamíferos da espécie. Já em 2018, quando houve o maior registro desde a década de 1980, 273 animais foram identificados.

Você também pode gostar