Notícias de Criciúma e Região

Bairro da Juventude investe em contação de história para crianças 

Bairro da Juventude investe em contação de história para crianças 

Há 18 anos o Bairro da Juventude conta com um projeto de contação de história para as crianças que frequentam a entidade. A ação é desenvolvida na biblioteca e desde a inauguração do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC) a atividade está sendo realizada em um espaço mais acolhedor, aconchegante e lúdico. No próximo dia 20 de março comemoramos o Dia do Contador de História, profissão ainda considerada nova , mas que incentiva a leitura, a concentração e a imaginação dos jovens.

Na entidade, a contação é realizada há 18 anos pela pedagoga e bibliotecária Renata Renata Chiminski e há dois anos ganhou o reforço da professora pedagoga Gisele Tavares. Mensalmente 470 crianças passam pelo espaço, alunos do ensino infantil, até o quarto ano do ensino fundamental.  “É muito importante para vida de qualquer criança a prática da leitura. Fizemos a contação com histórias de livros já conhecidos ou também criamos novas histórias. Quinzenalmente mudamos o conteúdo para que todos tenham a oportunidade de conhecer uma obra diferente. Sempre buscamos fazer de forma lúdica, trazendo um figurino novo, fantoches, adereços e nossas técnicas. Nosso desafio é fazer com que eles prestem atenção do início ao fim, para que sintam o gosto e peguem os livros para levar para casa”, disse Renata.

Atualmente a biblioteca conta com mais de sete mil livros catalogados entre infantis, infantojuvenis e adultos. “Eu sempre contei histórias no meu dia a dia de sala de aula, mas foi há dois anos que comecei a dividir os horários do espaço com a Renata. Muitas vezes fazemos contações em dupla. Estamos sempre inovando, a próxima história já está pronta”, reforçou Gisele.

Você também pode gostar