Notícias de Criciúma e Região

Bairro da Juventude conquista 1º lugar na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador

O projeto ‘Casa Inteligente’ , foi desenvolvido pelo professor Macsuel De Bona e por 60 adolescentes do curso de Eletroeletrônica A instituição participou na categoria Educação Profissional com o projeto ‘Casa Inteligente’

O Bairro da Juventude ficou em 1º lugar, na categoria Educação Profissional, do Prêmio Educador Transformador. O projeto vencedor, titulado ‘Casa Inteligente’ , foi desenvolvido pelo professor Macsuel De Bona e por 60 adolescentes do curso de Eletroeletrônica do Centro de Educação Profissional (CEP) da instituição. Depois do resultado da etapa estadual, divulgado ontem, 21, em evento online, a equipe se prepara para concorrer na próxima etapa, disputando com os estados vizinhos do Rio Grande do Sul e do Paraná. O vencedor vai ter a oportunidade de concorrer com os demais estados do país, podendo faturar a etapa nacional. Esta é a segunda edição do Prêmio.

O projeto vencedor ‘Casa Inteligente’ consiste em um sistema de automação, alimentado por meio da energia fotovoltaica, onde as luzes, o ar condicionado e demais elementos da casa podem ser ligados por meio do smartphone e por comando de voz, por exemplo. Trata-se de um projeto multidisciplinar com o intuito de transformar os estudantes em protagonistas no processo de aprendizagem , estimulando o empreendedorismo e incentivando o uso de novas tecnologias e de fontes de energias renováveis, inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Ficar entre os finalistas já foi muito importante, mas conquistar o primeiro lugar e poder representar Santa Catarina na próxima etapa é uma emoção muito grande. Esta é a primeira vez que participamos de um prêmio assim. Ele foi desenvolvido para a Feira Tecnológica da entidade e posteriormente inscrito no prêmio no fim do ano passado”, disse o professor.

O prêmio se dividiu pelas seguintes categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio, Educação Profissional, Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos. Ao todo foram 2.897 projetos inscritos, 2.662 pré-selecionados e 70 finalistas.

“Prêmios como este mostram que estamos no caminho certo. Que a educação profissional vai além de preparar apenas o jovem para o mercado de trabalho, prepara também para serem inovadores e conquistarem voos mais altos”, reforçou o coordenador de Educação do Bairro, Marcelo dos Santos.

O Prêmio Educador Transformador, é uma iniciativa do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare que realça o valor dos educadores que vão além dos limites da sala de aula. “A educação é um dos pilares do Bairro da Juventude, ver um projeto como este sendo reconhecido é gratificante para nós. Só temos que parabenizar o professor Macsuel e aos alunos”, finalizou a diretora-executiva da entidade, Silvia Regina Luciano Zanette.

 

Você também pode gostar