Notícias de Criciúma e Região

‘Governador do Mar’ morre após ser resgatado em Laguna

Um Albatroz de sobrancelha foi encontrado com corte profundo no peitoral e levado até o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos em Laguna

Um albatroz de sobrancelha (Thalassarche melanophris) com um corte profundo no peito, não resistiu e morreu em Laguna. O animal conhecido como ‘governador do mar’, foi resgatado no último domingo, dia 30, e levado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O albatroz não conseguia levantar voô devido ao ferimento.

“O animal chegou na nossa Unidade de Estabilização de Fauna Marinha muito debilitado, apresentando um corte na região peitoral com exposição da musculatura. Durante o atendimento veterinário foi priorizado higienização e tratamento da ferida, hidratação e alimentação”, explica comunicado do PMP-BS.

Apesar do tratamento, p Albatroz não resistiu e morreu.  A avê oceânica de grande porte é chamada de ‘Albatroz de Sobrancelha’ pois possui um delineado preto natural ao redor dos olhos. Seu nome científico ‘Thalassarche’ é de origem Grega, e significa ‘governador do mar’.

O projeto

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

O PMP-BS tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. A UDESC monitora o Trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do Trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos.

Você também pode gostar