Notícias de Criciúma e Região

Abrindo as portas do conhecimento e realizando sonhos na Unesc

Através da educação, trabalhadores da Unesc tem a vida transformada

A educação é uma porta de conhecimento. Muito mais que isso, de oportunidades. Uma porta que se abriu em uma nova área para Tiago Rezende, de 32 anos. Técnico em eletrotécnica, ele ingressou na Unesc há sete anos na área de manutenção. “Fazia manunetenção em todas as áreas da Unesc, Iparques e tudo mais. Aí surgiu essa possibilidade na odonto, porque antes era terceirizada”, explica.

Através da Unesc, Tiago fez um curso específico para manutenção de equipamentos odontológicos para atuar nas clínicas do curso. “Bancaram todo o curso que foi em Ribeirão Preto, em São Paulo. Abriu minha mente. Começei, então, a trabalhar em período integral na clínica e comecei a fazer esse serviço”, lembra.

Assim, as portas foram se abrindo na vida de Tiago. Um apaixonado pela área da saúde. Na antiga empresa em que atuava era brigadista e fazia diversos treinamentos. “Sempre gostei mais dessa parte de primeiros socorros. A Saúde sempre me encheu os olhos. Sempre pensava que era algo que queira, algo que futuramente, quando estivesse estabilizado, pretendia fazer algum curso nessa área da Saúde”, conta ele que, também, atua como brigadista na universidade.

Da manuntenção das cadeiras, canetas e instrumentos odontológicos do laboratório veio a convivência com professores, alunos e profissionais da área. Assim, quando surgiu a oportunidade de fazer o Curso de Odontologia na Unesc, Tiago não pensou duas vezes.

“Já tinha começado as aulas, estava na segunda semana, o coordenador do curso comentou comigo se eu queria fazer, porque havia aberto turmas a noite. Conversei com ele e nos mesmo dia já estava na sala de aula. Algo que me encantou muito mesmo. Estou gostando bastante do curso. Já conhecia os professores, então sabia que era um curso bem conceituado com os melhores de cada área”, ressalta.

Cursando a 5º fase de Odontologia, Tiago utiliza uma das modalidades de bolsa de estudos que a Unesc propicia para os colaboradores. Com isso, o desconto chega a 50% do valor da mensalidade. “A universidade está fazendo de tudo para nós estudarmos. São muitas possibilidades através de diversos tipos de bolsa, de programas, de estágio. Então sem bolsa provavelmente não iria conseguir”, comenta.

A felicidade de estar fazendo odontologia, contagia não apenas, Tiago, mas toda a família. “Somos de uma família humilde. Não tem nenhum médico, nenhum dentista. Então assim, eu vejo a felicidade no meu dia a dia dos meus pais, tios, primos. Algo que não tem tamanho. Mudou minha vida pessoal, amigos. É um esforço gigante e é um curso bem difícil, mas eu estou super empolgado. Cada vez mais, porque começamos agora a ter clínica, contato com os pacientes. Fica cada vez melhor”, ressalta.

Apesar de passar o dia todo dentro da Unesc, ele diz que não ‘cansa’. Já que pela manhã e tarde trabalha na manutenção e a noite realiza o curso. “É um lugar que amo trabalhar. Pessoal fala: ‘Tiago deve te encher o saco porque tu mora na Unesc’. Porém o amor que criamos é tanto que eu não trabalho sábado, mas as vezes do nada venho na universidade no sábado conversar com um colega e outro, na recepção, pelo campus. Só por estar ‘de bobeira’ em casa”, garante.

Em 29 anos de Unesc, o início do terceiro curso

A busca pelo conhecimento em diferentes áreas é uma motivador para Carla Cristina Casagrande, de 49 anos. Em 29 anos trabalhando na Unesc, ela viu o nascimento e crescimento da universidade. Já quando iniciu no Curso de Pedagogia na década de 1990, teve a oportunidade de ser estagiária do antigo Colégio Aplicação (atual Colégio Unesc). Atuando como auxiliar de secretaria ela recebeu a primeira bolsa de estudos e iniciou a caminhada na instituição.

“Iniciei no curso de pedagodia aqui na Unesc em 1990. Em 92 tive oportunidade de receber a bolsa de estudo, atuei como estagiária no Colégio Unesc, na época Colégio Aplicação, por lá fiquei por 9 anos. Nesse período era auxiliar de secretaria. Em 1993 assumi a secretaria do colégio, onde fiquei até 2001 quando tive oportunidade de atuar na pró-reitoria acadêmica, fiquei por alguns anos e em 2003 passei para a secretaria da reitoria”, conta Carla.

Através das bolsas de estudo para funcionários, em 2004 ela iniciou uma nova graduação: geografia.  “Por incentivo da universidade com bolsa. Foi uma graduação, aquela formação que seria para uma satisfação própria. Essa oportunidade denovo com bolsa da Unesc”, explica.

Carla já realizou três cursos com bolsa da Unesc – Foto: Lucas Colombo/Portal Litoral Sul

Hoje atuando na extensão, ela está fazendo outro curso o de Assistência Social. Também com incentivo da universidade. “Hoje estou na extensão e graças a esse desenvolvimento todo que tive por conta desse incentivo com as bolsas”, comenta. “A universidade tem esse compromisso. Além de ser uma universidade comunitária, de trasformar a vida da comunidade, ela entende, também, que a vida dos colaboradores tem que ser transformada. Ela tem um coerencia de atuar tanto externamento como internamente e dar essa oportunidade”, completa Carla.

Para ela, a Unesc é muito mais do que um trabalho. É uma vida, uma casa. “Não consigo imaginar minha vida sem a Unesc”, diz. “É a primeira casa. Se tem transformação na vida das pessoas que estão em torno na comunidade, imagina na nossa que passamos a maior parte do tempo aqui. São 29 anos trabalhando na Unesc”, finaliza.

Criando um ambiente de qualificação e valorização

A política de bolsas e benfícios para os colaboradores da Unesc é uma forma de incentivar a qualificação e um ambiente de valorização. São 1.298 funcionários, atualmente, na universidade. Destes, no momento, 95 estão utilizando as bolsas ofericidas para se qualificar.

“A Unesc possui uma politica para os colaboradores em que oferece um conjunto de benefícios com o intuito de criar um ambiente de valorização e desenvolvimento. Para tanto possui Resoluções que normatizam e regulamentam a concessão de bolsas de estudos para técnico-administrativos, docentes e dependentes”, destaca a gerente do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) na Unesc, Marileia Maciel.

Muito mais que um benefício, as bolsas oportunizam a realização de sonhos.  “É um benefício que o objetivo é oportunizar a formação acadêmica dos nossos coloboradores, aprimorando as competências técnicas e as habilidades relacionais. Para muitos dos nossos colaboradores é mais do que uma oportunidade e sim a realização de um sonho de ter uma graduação ou ainda uma especialização em sua área de atuação”, ressalta Marileia.

Os valores das bolsas variam de acordo com as resoluções e onde se enquandra o colaborador. A solicitação deve ser realizada diretamento no DDH. “Lembrando, que a concessão de bolsas de estudo é após 1 ano de contratação, conforme a resolução”, lembra Marileia.

Nosso principal patrimônio são as pessoas, diz reitora 

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o principal patrimônio da universidade são as pessoas.”Costumo dizer que a Unesc tem como principal patrimônio as pessoas que aqui estão e seus respectivos projetos de felicidade. Oportunizar que, por meio do trabalho e dedicação à Instituição, um colaborador possa estudar e realizar um sonho ou, quiçá, transformar sua realidade e de sua família, é encantador e nos traz muito significado”, fala a reitora.

São inúmeras histórias inspiradoras que se encontram no campus. “Nos enche de energia para seguir lutando por essa Universidade que tem entre seus princípios o desenvolvimento da sua comunidade e a busca pela melhora no ambiente de vida. Somos imensamente gratos pelo time apaixonado que temos e que encontra aqui o propósito que procura para dedicar horas e energias diariamente. Isso diz muito sobre o sucesso dos projetos nos quais a Universidade se engaja e colhe tantos resultados”, finaliza.

Veja as modalidades de Bolsa para Funcionários e Dependentes:

BOLSA FUNCIONÁRIO GRADUAÇÃO: As Bolsas de Estudos, constituídas por bolsa sequencial de Formação Específica e Bolsa Graduação, são destinadas aos técnico-administrativos da UNESC que desejam progredir em sua formação acadêmica, enquanto mantiverem vínculo empregatício com a Instituição, conforme Resolução n. 08/2017/CSA . Desse modo, os funcionários utilizam o benefício de bolsas de estudos e das políticas de capacitação distribuídas nas diversas áreas de conhecimento, ampliando suas perspectivas de crescimento na Instituição, seja através de promoção ou progressão.

BOLSA CAPACITAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO : É destinada aos técnico-administrativos e docentes da UNESC que desejam progredir em sua formação acadêmica de acordo com a Resolução n. 06/2011/CSA. A Bolsa Capacitação Técnico-Administrativo consiste em disciplinas Isoladas e Pós-Graduação Lato Sensu.

BOLSA VAGAS EXCEDENTES PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU: A bolsa especial excedente na pós-graduação Lato Sensu, visa beneficiar os docentes e técnicos administrativos que desejam realizar estudos, dentro ou fora da sua área de atuação de acordo com a resolução n. 09/2014/REITORIA .

BOLSA VAGA OCIOSA SEGUNDA GRADUAÇÃO: Visa beneficiar os docentes, técnicos administrativos que desejam realizar a segunda graduação, dentro ou fora da sua área de atuação de acordo com a resolução n. 09/2014/REITORIA. A Instituição disponibiliza essa possibilidade de cursar uma segunda graduação com bolsa de estudos aos seus funcionários, viabilizando a prospecção de novas perspectivas na Instituição para atividades diferenciadas das desempenhadas.

BOLSA DEPENDENTE GRADUAÇÃO : A Bolsa dependente graduação beneficia, os dependentes dos docentes e técnico-administrativos, com vistas a incentivar e oportunizar a sua capacitação e aperfeiçoamento profissional e pessoal, de acordo com a Resolução n. 08/2017/CSA.

BOLSA DEPENDENTE COLÉGIO UNESC: Os colaboradores da universidade também, possuem a bolsa dependente para o colégio Unesc, do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os estudantes utilizam a ampla estrutura da Instituição, isso contempla o aprendizado nas áreas cultural, esportiva e científica, com livre acesso à biblioteca, a todos os laboratórios e ao complexo esportivo. Oferece também gratuitamente atividade complementar como aula de natação para os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio.

 

 

 

 

Você também pode gostar