Notícias de Criciúma e Região

Abadeus é destaque no estado em Impacto Socioambiental

Instituição recebeu o Prêmio Fapesc de Inovação de segundo lugar na categoria, na segunda-feira, 30

 Em destaque na inovação catarinense, a Abadeus Centro de Inovação Social foi contemplada com o maior prêmio de inovação de Santa Catarina. No início desta semana, na segunda-feira, 30, a instituição esteve em Florianópolis para receber o prêmio Fapesc de Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, no qual tirou o segundo lugar na categoria de Impacto Socioambiental.

“Acredito que esse reconhecimento para Abadeus vem por conta de um pioneirismo em inovação social. O ecossistema reconhece a importância desse trabalho de democratizar o acesso à inovação, ciência e tecnologia para as comunidades vulneráveis e o público que não tem acesso a isso tão facilmente”, salienta a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.

A conquista reflete em um avanço no caminho para a mudança do cenário de desigualdades. Hoje, a Abadeus tem uma tecnologia social testada, validada no bairro Cristo Redentor, em Criciúma, de transformação social das famílias e do território onde atua, e que tem o potencial de atingir outras localidades do estado.

Transformação de comunidades vulneráveis

A conquista destaca a importância das entidades do terceiro setor como parceiros essenciais no desenvolvimento econômico e social das cidades. Esta premiação evidencia que organizações como a Abadeus têm um papel significativo na transformação de comunidades vulneráveis, atuando em colaboração com o estado e a iniciativa privada.

“Fomos escolhidos por ser uma entidade que possui uma metodologia inovadora de transformação social, que vem demonstrando grandes resultados no combate à pobreza, através da inclusão digital, inclusão produtiva, geração de novas oportunidades de renda local, educação empreendedora, cultura, arte e ações socioassistenciais, principais focos de atuação da Abadeus”, frisa o gestor de Inovação da instituição, Maicon Canever.

A Abadeus tem desempenhado um papel notável no cenário das desigualdades, proporcionando acesso de qualidade ao conhecimento, criando mecanismos para a entrada rápida no mercado de trabalho e promovendo o empreendedorismo local com resultados tangíveis. O reconhecimento da Abadeus com o Prêmio Fapesc se deve à transformação causada pelo sucesso de sua metodologia.

“Fomos estimuladores da inovação social no estado e, hoje, integrantes do ecossistema de inovação e empreendedorismo, fazendo parte do comitê de implantação do Centro de Inovação de Criciúma, integrando a Rede Catarinense de Centros de Inovação”, pontua Canever. “Acredito que foi o conjunto dos programas do Centro que nos fizeram destaque”, completou.

Implantação de um Centro de Inovação Social

Desde a implantação do Centro de Inovação Social, em 2021, a Abadeus aumentou a empregabilidade e a inclusão produtiva na comunidade e fortaleceu uma cultura de inovação em todos os setores internos. Além disso, realizou fóruns internacionais de inovação social que envolveram mais de 500 participantes, proporcionando insights a partir dos principais casos de inovação social em escala global.

“Nós trouxemos os maiores cases de inovação social do mundo, ampliamos nossa atuação no apoio ao empreendedorismo inovador na comunidade com mais de 150 negócios impactados, ampliamos nossa atuação na educação tecnológica e inclusão digital, atingindo mais de mil crianças, jovens e adultos e aumentamos nossa participação no ecossistema de inovação de Santa Catarina”, lembra Shirlei.

Com a aprovação de quatro projetos de inovação na Fapesc, premiação internacional do Selo iImpact pela Fundação Dom Cabral e Innovation Latam, e a conquista de novos mantenedores e apoiadores, como Unesc, Sicredi e Credisol, a Abadeus demonstra seu comprometimento com a inovação e o desenvolvimento sustentável das comunidades vulneráveis.

 

 

 

Você também pode gostar