Notícias de Criciúma e Região

A fatura de energia está alta? Veja dicas de como reduzir o consumo em casa

O Portal Litoral Sul traz quatro dicas para que você reduza o consumo de energia em casa

A fatura de energia chegou e você levou aquele susto com o valor? As vezes o mau uso de eletrodomésticos em casa pode estar influenciando nesse valor. Por isso, é importante estar atento as dicas que podem reduzir esse consumo de energia e consequentemente o valor da fatura.

📲Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Por isso, o Portal Litoral Sul traz quatro dicas para que ocorra esta redução de consumo. Confira:

 

1ª Dica: Tomar banhos reduzidos e cuidar do chuveiro

“Temos um cenário que chuveiros elétricos, hoje, ainda são o maior ‘vilão’ nas residências. A questão de um banho muito demorado, deixar o equipamento na posição inverno, quando é verão, por exemplo, que as vezes não tem necessidade. Essa é a primeira dica que sempre damos para evitar desperdício de água e energia”, comenta o engenheiro eletricista da Econz Engenharia e Consultoria, Anderson Luiz Estácio.

2ºDica: Temperatura do ar-condicionado

“A segunda dica que sempre damos é do ar-condicionado, a questão de colocar ele em um parâmetro de 16ºC de temperatura. Muitas vezes o ar condicionado é mais antigo e não vai atingir essa temperatura e aí ele não tem tecnologia tão avançada, então vai ficar trabalhando forçado, muitas vezes, a noite inteira. As vezes com 18ºC a 20ºC já vai se ter um conforto. Quando se tem sensação térmica de 30 a 32ºC por exemplo, com 20ºC com certeza a noite já será bem confortável”, destaca o engenheiro.

3º Dica: Utilização de ferro e máquina de lavar

“Não se deve fazer o uso uma única vez de colocar uma ou duas peças e estar ligando e desligando o equipamento. Tentar, realmente, fazer um acúmulo, um montante, para que evite o ligar e desligar do ferro e da máquina de lavar. Essa é uma dica bem importantante”, ressalta Anderson.

4ºDica: Cuidado com a geladeira

“Quarta dica é a questão da geladeira. As vezes as pessoas tem geladeiras muito antigas em casa, que a vedação da geladeira já não é muito boa. Aí identificamos que o cliente está gastando excessivo energia”, explica o engenheiro.

Essas são algumas dicas para que se busque a diminuição do consumo de energia em residências. “Muitas vezes o cliente consegue dentro de casa, estar fazendo essa redução e ter esse retorno financeiro para futuramente, aí sim, poder investir em energia solar ou outras alternativas. Já que hoje não existe uma única modalidade de contratação junto as distribuidoras de energia. Hoje o cliente, bem assessorado, pode estar economizando de outras formas”, afirma o engenheiro.

Redução de 35% na conta de energia em Indústrias

Uma das áreas de atuação da Econz, a gestão de energia pode muitas vezes levar a uma grande economia. Como é o caso das indústrias. “Inicialmente fazemos a identificação do perfil de consumo e posteriormente conseguimos realmente prestar a consultoria, o assessoramento para que ele consiga ter o menor valor possível na sua conta de luz. Temos clientes da indústria que em pouco tempo conseguimos economia de até 35% na fatura de energia. Um valor expressivo que muitas vezes se esta jogando fora e que pode ser reinvestindo na empresa dele”, exemplifica o engenheiro.

O primeiro passo dentro da Econz para identificar os pontos em que se pode reduzir a fatura é uma consultoria gratuita. “Iniciamos com uma consultoria gratuita para identificar se ele está consumindo de forma correta, se tem algumas falhas. Caso se identifique a possibilidade de redução, assim passamos para a negociação. Inicialmente é proposto uma consultoria para a identificação do perfil de consumo de forma gratuita para o cliente saber se ele está pagando de forma correta”, diz o engenheiro.

Após a realização da primeira etapa, para indústrias e comércio, é feita uma visita in loco para identificar pontos em que se possa reduzir o consumo de energia. “Na indústria, por exemplo, fazemos uma análise dos equipamentos, motores que estão ligados se são adequados. As vezes identificamos um motor de 50cv que poderia ser de 20cv. Muitas vezes ele está sendo utilizando em horário inadequado, onde poderia ter um aproveitamento melhor da energia. Na nossa região o horário de ‘ponta’ para a indústria é das 18h30 a 21h30 é um valor elevado, as vezes o cliente deixa o equipamento ligado sem ter a necessidade de estar ligado nesse horário”, exemplifica o engenheiro.

Com 12 anos de atuação no mercado, a Econz atua na gestão de energia, gestão ambiental e segurança do trabalho. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones/whatsapp – (48)99915.0006 ou (48)99963.6530.

 

 

Você também pode gostar