[VÍDEO] Recrutas do 28ºGAC enfrentam desafios durante treinamento de sobrevivência na selva
Você já imaginou passar cinco dias em um ambiente de mata? Tendo que produzir seu próprio acampamento, conseguir água, comida e buscar outros meios de sobrevivência? Esta é a situação pela qual 60 recrutas do 28º GAC de Criciúma estão passando. Desde a última terça-feira, 13, estão acampados, onde participam da Operação Tangará, uma das principais atividades do ano de instrução do quartel.
Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.
Trata-se de uma semana de acampamento, onde o grupo está aprendendo e praticando em oficinas, as principais técnicas militares do combate básico como: orientação diurna e noturna, progressão no terreno diurna e noturna, transposição de curso d´água, primeiros socorros em combate e noções de sobrevivência.
“É uma situação inusitada para eles, pois estão sendo treinado para o combate e ficarem prontos para a defesa da Pátria”, destaca o comandante do 28° Grupo de Artilharia de Campanha, tenente-Coronel Brito Júnior.
As instruções na primeira fase são teóricas e agora, na prática, são repassadas em forma de rodízio para pequenos grupamentos de recrutas. Boa parte delas feita pelo Guerreiro de Selva, o segundo sargento, Thiago Maciel Chagas. Segundo ele, a tecnologia vem deixando os jovens fisicamente mais fracos, e chegam ao quartel, sem saber muita coisa. “As brincadeiras de antigamente deixavam eles fisicamente mais fortes, mas diante disto tudo, é motivante repassar as informações. Todos são jovens e acabam assimilando as técnicas muito fácil”, comenta.
Faz um mês e duas semanas, que o soldado, Ismael Ferreira Espanhol está no exército. Morador do bairro Tereza Cristina em Içara, ele conta que desde pequeno sonhava com o serviço militar e agora que foi chamado considera uma experiência incrível. “Mudou a minha vida, no sentido de me tornar uma pessoa ainda melhor. Aqui você aprender a ter humildade, como também lealdade”, destaca ele. Questionado como foi a sua experiência em dormir no meio da mata, ele diz ter sido emocionante. “Foi um momento único. Só vivendo para saber”, fala empolgado e revela que pretende seguir a carreira militar.
O encerramento do curso acontece na sexta-feira, 16, com a entrega solene da Boina Verde-Oliva, aos soldados do Efetivo Variável pela superação do árduo desafio vencido. “A boina verde-oliva é o símbolo do Soldado do Exército Brasileiro. Os soldados incorporados a cada ano recebem suas boinas após terem completado o Exercício no terreno do Período Básico de Instrução Individual”, finaliza o tenente-Coronel Brito Júnior.
Incorporação 2021
No total, 165 soldados incorporam no 28º GAC, no dia 1° de março deste ano, como Efetivo Variável 2021. Durante todo o ano, esses jovens soldados receberão a formação necessária para cumprirem as diversas atividades desenvolvidas por uma Organização Militar de Artilharia do Exército Brasileiro.