Notícias de Criciúma e Região

1° Tiro de Artilharia da FEB, em solo italiano é encenado em Nova Veneza; assista o vídeo

EVento foi organizado pelo 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma

O cenário das Casas de Pedra em Nova Veneza, serviu de palco nesta sexta-feira, 7, para a encenação do 1° Tiro de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira (FEB), em solo italiano, que ocorreu no ano de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. O evento foi organizado pelo 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma.

Na oportunidade foi simulado um ataque ao monte Bastione realizado pelo 1º Grupo do 1º Regimento de Obuses Auto- Rebocados. O Comandante do 28° GAC, tenente-coronel Fonseca, destacou que a encenação remete a história da Força Expedicionária. “É uma tradição para a nossa artilharia e conta um pouco da história da FEB que é uma parte do Exército Brasileiro”, destaca.

Marcus Luiz Pontarolli, filho do ex-combatente de artilharia

Marcus Luiz Pontarolli, filho do ex-combatente de artilharia da FEB, Reinaldo Pontarolli, falecido em 2018, aos 97 anos, veio de Curitiba (PR) com a esposa, Maria Auxiliadora especialmente para o evento. Ele conta que o pai não estava na ocasião do primeiro tiro, mas participou do terceiro escalão e quando chegou lá foi designado como cabo apontador. “Meu pai  participou de uma encenação desde mesmo tipo em Niterói (RJ), onde está guardado o Obus original e  foi homenageado dando o tiro de salve”, conta Pontarolli.

Vídeos:

 

Você também pode gostar