Notícias de Criciúma e Região

Formando pequenos empreendedores de forma lúdica e divertida

Uma parceria entre a Satc e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), levará lições de empreendedorismo e inovação as crianças. Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 28, o convênio que viabiliza a implantação do programa de extensão Esag Kids.

A proposta ensina de maneira lúdica e divertida, o empreendedorismo, inovação e educação fiscal aos pequenos estudantes. Coordenadas pelo professor Eduardo Jara, idealizador do Esag Kids, na Satc serão realizados os projetos, Incuba Kids, com alunos do 1º a 5º ano do ensino fundamental. Já o Incuba Júnior, envolverá os alunos do 6º ao 9º ano.

Na oportunidade, foram distribuídos aos pequenos o Manual do Empreendedor Mirim, uma cartilha produzida pelos docentes e acadêmicos do programa Esag Kids.

“ O convênio com a Udesc irá ampliar as ações para os nossos alunos, a partir do ensino fundamental. Isto será o início de uma caminhada. Estamos olhando muito para a base, pois trata-se de uma geração que terá um ensino ainda mais abrangente”, aposta o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan. “ ‘E uma proposta de inovação e acreditando que a gente pode transformar. A parceria ‘e muito importante pois ambos têm muito o que aprender”, destacou o professor Marcus Tomasi, atual reitor da Udesc, também presente no evento.

 

Metodologia Esag Kids

Os professores passaram por treinamento para apreender a metodologia do Esag Kids e repassar o empreendedorismo e inovação na escola por meio das oficinas.  “ Vamos forma um laboratório vivo, criando alternativas para se falar de inovação, empreendedorismo e educação fiscal”, destaca Jara.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

Experiência 

No ano passado, estudantes da turma do integral do ensino fundamental I participaram de uma iniciativa que estimulou a autonomia e foi o início do projeto Incuba Kids. “ O grupo de alunas discutiu várias ideias e trabalharam com materiais reciclados, trazendo toda essa questão do empreendedorismo”, destacou a coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

A iniciativa focava diretamente nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que o problema fosse resolvido de forma diferente. Das discussões em gripo vieram propostas de reaproveitamento de materiais que a Satc não estava usando, como tapetes usados de EVA que não serviam mais para a educação infantil. A partir deles foram criados tapetes recicláveis, jogos lúdicos, decorações.

Você também pode gostar