Notícias de Criciúma e Região

De onde vem a expressão “vestir a carapuça”?

É bastante comum ouvirmos que alguém  “vestiu a carapuça” diante uma determinada  situação; essa expressão significa que alguém assumiu a culpa de algo ou considerou que estava sendo acusado de alguma coisa. Mas de onde, afinal, veio essa expressão?

Durante a Idade Média, a Igreja Católica estabeleceu a chamada Inquisição, uma espécie de tribunal eclesiástico que julgava e punia os hereges, os acusados pela Santa Inquisição eram obrigados a comparecer diante do tribunal com uma túnica longa com o formato de poncho e um chapéu pontiagudo – este que virou símbolo de culpa – era a  carapuça.

Assim como a expressão “jurar de pés juntos” que originou-se na Santa Inquisição, foi desta forma que surgiu também a expressão “vestir a carapuça”, usada para designar o ato de assumir a culpa, uma analogia ao objeto colocado sobre as cabeças dos culpados naquela época, pois somente os culpados que a vestiam.

Você sabia? Espero que tenha gostado, e agradeço imensamente pela leitura até aqui, e semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

Você também pode gostar