Notícias de Criciúma e Região

Projeto Golfinho: dia de brincadeiras e aprendizado sobre segurança no mar

Manhã de sábado foi de muito aprendizado e brincadeira com o Projeto Golfinho na orla do Balneário Rincão

Pequenos aprendizados podem ajudar a salvar uma vida, como por exemplo, ensinar para uma criança que água no umbigo é sinal de perigo. Esse é um dos ensinamentos que a pequena Bianca Tournier, de 8 anos, não esquece antes de entrar no mar. E o melhor de tudo é que ela aprendeu brincando, enquanto participava de uma das ações do Projeto Golfinho, realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Na manhã deste sábado, dia 21, a orla do Balneário Rincão estava movimentada com mais uma edição do Projeto. Aproximadamente 100 crianças participaram da ação que tem como objetivo ensinar para os pequenos educação ambiental e segurança em ambientes aquáticos.

Além de muita diversão com as brincadeiras educativas promovidas pelo Corpo de Bombeiros, as crianças aprendem questões importantes como ficar atento à cor da bandeira e não se banhar em áreas onde não tem psalva-vidas. 

As crianças também aprenderam que os cuidados devem ser tomados não somente na praia, mas também em rios, cachoeiras e piscinas. “A estatística nos mostra que a cada 10 pessoas vítimas de afogamento, três são crianças de cinco a 14 anos. Então temos que preparar e tornar esse cidadão mais consciente dos perigos do ambiente aquático. Preparar melhor o cidadão para frequentar o ambiente marinho”, explicou o subtenente do Corpo de Bombeiros de Içara, Renato Bonelli Bitencourt.

A mãe da Bianca faz questão de trazer a filha, que já participou de edições anteriores. Segundo a mãe, os ensinamentos do Projeto Golfinho já apresentaram resultados na vida da filha. “Sempre que ela entra no mar e a água chega no umbigo, ela já fala que é sinal de perigo. Isso ela aprendeu aqui no Projeto Golfinho, então acho muito importante e sempre que tem, trago ela”, disse a mãe, Michele Tournier, de 38 anos.

Foto: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

O Corpo de Bombeiros simulou uma situação real de afogamento e realizou o tradicional batismo nas crianças com a mangueira dos Bombeiros. 

Você também pode gostar