Notícias de Criciúma e Região

Extinção da Famcri é aprovada pelos Vereadores

Em substituição será criado a Diretoria Municipal de Meio Ambiente

Os vereadores de Criciúma aprovaram nessa segunda-feira a extinção da Famcri. De acordo com o PLC-EXE, a Diretoria vai pertencer à Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana e a mesma será responsável por executar a Política Municipal de Meio Ambiente do Município de Criciúma, prevista na Lei Orgânica do Município.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB), único voto contrário na câmara, questionou sobre a fiscalização do órgão.  “Como vamos fiscalizar uma diretoria de meio ambiente, que gera licença ambiental se ela está dentro da prefeitura? A justificativa diz que vai agilizar as fiscalizações, licenças ambientais e procedimentos de análises. A que custo? Com base no quê? Precisa ser uma analise técnica, porque trata sobre corte de árvores e o uso de terrenos”, disse.

Manifestantes protestaram aos gritos durante a votação. “Estamos decepcionados, os vereadores não sabem o que votaram hoje, não avaliam o que significa isso, estão colocando a natureza e saúde ambiental no lixo”, afirmou organizadora do movimento “Salve o Morro do Céu” Marli de Oliveira.

Para o vereador Nícola Martins (PSDB), líder de governo, a criação da nova diretoria significa facilitar a liberação de processos, já que estará junto com outros setores dentro da prefeitura. “A integração com o DPFT (Departamento Predial de Fiscalização Terretorial), com o DFU (Departamento de Fiscalização Urbana), com a Casa do Empreendedor, facilitando a liberação de processos. Os servidores também vão poder ser deslocados com mais facilidade”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

Você também pode gostar