Notícias de Criciúma e Região

UPA 24h do Rio Maina já atende média de 157 pessoas por dia

Inaugurada no dia 18 de fevereiro a UPA24h do Rio Maina já atende uma média de 157 pessoas por dia em Criciúma

Inaugurada no dia 18 de fevereiro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do distrito do Rio Maina já atingiu o número de 1566 atendimentos, sendo 1527 pessoas naturais de Criciúma e 39 de cidades vizinhas. A média diária de atendimento é de 157 pessoas.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Após a abertura da nova unidade, a Secretaria de Saúde de Criciúma notou uma dimuição média de 20 a 25% na procura pela UPA 24h da Próspera.

“Com essa unidade conseguimos desafogar a UPA da Próspera, e esse era o nosso objetivo. A nova estrutura tem capacidade de chegar a uma média mensal de seis mil atendimentos”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro.

 

De acordo com o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, já é possível ver uma melhora no atendimento. “Estamos conseguindo trazer um atendimento cada vez mais humanizado a todo o município. O tempo de espera nas unidades diminui e já percebemos melhorarias no atendimento dos que procuram o serviço”, ressaltou.

Para o diretor geral da UPA 24h do Rio Maina, Fabiano Ribeiro Teixeira, o objetivo inicial foi alcançado. “Essa era a nossa expectativa, diminuir o fluxo de atendimento na unidade da Próspera. Estamos trabalhando diariamente, inclusive sábados e domingos. Tanto os profissionais da assistência quanto o da administração. Monitorando os dados e números para que o cidadão possa ser bem atendido”, ressaltou.

O 24h do Rio Maina conta com três médicos clínicos gerais, técnico de gesso e raio-x, técnicos de enfermagem, enfermeiros, dentista, farmácia, serviço social, além de administrativo.

Atendimento de casos de urgência e emergência

Segundo a Secretaria de Saúde, a UPA 24H atende casos de urgências e emergências como: dores no peito, alterações do estado mental, dificuldades para respirar, palpitações, traumas, lesões, tonturas, desmaio, picadas de animais peçonhentos, reações alérgicas, febre alta etc.

A recomendação é que casos com pouca urgência devem procurar a Unidade Básica de Saude mais próxima de sua casa.

Você também pode gostar