Notícias de Criciúma e Região

Terreno é doado para nova ponte entre Tubarão e Capivari de Baixo

Área de 3,8 mil metros quadrados foi cedida pela Diamante Geração de Energia 

Um terreno considerado fundamental para o projeto da nova ponte Prefeito Stélio Cascaes Boabaid, que liga Tubarão a Capivari de Baixo, foi doado à comunidade pela Diamante Geração de Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. O ato simbólico de doação ocorreu em Florianópolis no início da tarde desta segunda-feira, dia 13, na Casa D’Agronômica, liderado pelo Governador Carlos Moisés.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

A área de 3.840.89 m 2, localizada às margens do Rio Tubarão, no passado era usada para captação de água bruta do rio para o processo de resfriamento dos equipamentos da usina termelétrica. “Assim como o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda tem participação fundamental na economia e no desenvolvimento de Capivari de Baixo e Tubarão, os municípios também vêm contribuindo com o crescimento da Companhia e de nossos colaboradores”, lembra o presidente do Conselho da Diamante Geração de Energia, Jorge Nemr. 

O terreno foi repassado oficialmente à Prefeitura de Capivari de Baixo, que já sancionou a Lei 2.087/2021 autorizando o recebimento de bens imóveis pelo município, por escritura pública de cessão e transferência de direitos possessórios da Diamante Geração de Energia. A ponte terá 200 metros de extensão e 24 metros de largura com pista dupla, ciclovia e passarela.

 “O ato que se realiza aqui, neste momento, representa tudo o que temos defendido no nosso governo: infraestrutura, municipalismo de verdade e parcerias. Conectar os municípios é um grande movimento que estamos fazendo. Não poderíamos tornar essa obra uma realidade se não fosse pela parceria com a empresa e com a associação dos municípios. O grande objetivo de todo esse esforço é estar presente, de fato, na via das cidades e dos cidadãos”,disse Carlos Moisés. 

Na avaliação do prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa, a ponte ajudará a formar um novo eixo de desenvolvimento para as duas cidades. “Esta obra tão aguardada agora está mais perto de ser executada, estamos muito ansiosos por isso. A Diamante mostra uma visão de ajudar a trazer desenvolvimento para a região e somos muito gratos por isso, assim como ao governador por essa obra”, afirmou.

Na estrutura

A nova estrutura será construída sobre o Rio Tubarão, nas proximidades da linha férrea, no final da Avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e da Avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo. A obra foi contratada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitario dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel), com recursos do Governo do Estado. O investimento na travessia será de aproximadamente R $16,6 milhões, e duas das seis parcelas já foram repassadas pelo Governo ao Consórcio. Uma árvore flamboyant que está na cabeceira da nova ponte receberá uma atenção especial através de uma cuidadosa e complexa operação de transferência do vegetal para o Parque Ambiental Encantos do Sul.

A Prefeitura de Capivari de Baixo deve iniciar em breve a revisão do planejamento urbano no entorno da cabeceira da ponte, no bairro Santo André, assim como a Prefeitura de Tubarão, que já garantiu melhorias nas proximidades da obra. A intenção é criar um anel viário de acesso à região central da cidade termelétrica e à BR-101, deixando o trânsito na região com mais fluidez e segurança.

Você também pode gostar