Notícias de Criciúma e Região

Conheça a Cordilheira Perdida na Estância Pé de Serra, em Lauro Muller

A Serra do Rio do Rastro é cheia de histórias, descobrimentos, mistérios e lugares incríveis, mas hoje vamos falar de um caminho que é feito pela lateral da estrada conhecida como Trilha da Cordilheira Perdida.

Trilha por cima da cordilheira que separa a serra Rio do Rastro da serra do Oratório, saindo de uma altitude 752 m para 1.218 m.

A trilha tem 7 km em seu total, são 4 elevações que iremos cruzar sendo que, entre uma elevação e outra a trilha pela crista da cordilheira tem a largura de 50 cm.

Os menos corajosos passarão de 4 pés. Tudo isso com uma visão panorâmica de 360º que vai deixar qualquer um sem folego literalmente. Uma visão de toda a borda da serra catarinense, serra do Oratório, planície costeira, cordilheira Serra Perdida, vale do Rio do Rastro e uma vista de frente da estrada mais espetacular do mundo A estrada da SERRA DO RIO DO RASTRO!

No passado havia um local de caça. Agora um local de desafios, muitos cliques, contemplação da natureza e adrenalina a mil. A trilha tem marcação durante todo o caminho, mas é uma trilha que requer bastante cuidado, pois possui beirais e muita subida e descida com corda fixada, além de demandar bastante esforço, ideal é ir com alguém que já conhece.

Trilha de nível difícil e com subidas bastante íngremes chegando a lugares onde a trilha tem o desnível de 1×1, ou seja, um metro de comprimento por um metro de altura e em muitas dessas travessias contaremos com o auxílio de corda.

A trilha não possui água, importante levar um camelbak de 2L ou 4 garrafinhas de 500 ml cada por pessoa A trilha tem um total de 7 km de nível difícil.

A trilha do local é na propriedade Estância Pé da Serra, eles possuem uma estrutura de camping maravilhosa, vale a pena conhecer. A Estância Pé da Serra é uma propriedade em meio aos Cânions da Serra do Rio do Rastro. Disponibiliza casas para hospedagem e lazer, com lareira, fogão a lenha e a gás, e churrasqueira.

A trilha é um atrativo famoso da cidade de Lauro Muller, que desde sua colonização teve a Serra do Rio do Rastro como sua maior característica, onde a partir dela, tornou-se conhecida como a Capital Nacional do Carvão Mineral. Tropeiros desciam a Serra do Rio do Rastro com seus cavalos e mulas para transportar alimentos e objetos para troca na região de pé da serra, quando em uma noite ao fazerem o fogo, perceberam que as rochas eram incandescentes, trazendo os olhares e o investimento de fortes empresários em âmbito nacional.

Lauro Müller é um município localizado no sul do Brasil, colonizado por imigrantes italianos e conhecido como berço histórico do Carvão Nacional. Surgiu aproximadamente em 1827, em função da exploração do carvão mineral, quando os tropeiros que passavam pela Serra do Rio do Rastro descobriram que as pedras pretas com que acendiam as fogueiras eram incandescentes.

Lauro Müller possui um importante passado histórico para a região, além de atrativos naturais e culturais ligados a toda esta história de evolução e crescimento.

Essa trilha foi cheia de belas imagens e histórias! Você gostou?

Também pode-se encontrar mais informações no Instagram do Sul em Trilhas com em contato com nossa condutora Jú: 48 9961-5061.

Convidamos para entrar no nosso grupo de trilhas: https://chat.whatsapp.com/IEdcL2bAzjTJsOTS51c2Nq

Venha conhecer as maravilhas da nossa região e fazer o sul em trilhas com a gente!

Você também pode gostar