Notícias de Criciúma e Região

Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul completa 77 anos. Conheça um pouco sobre a sua história!

A quinta-feira, 21, e o próximo sábado, 23, serão de festa para a Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul, quando comemora seus 77 anos de atividades. Amanhã, 21, a solenidade de aniversário, inicia às 19h30, na sede da Sociedade, localizada na Rua Marcelo Lodetti, centro de Criciúma, com a apresentação da nova diretoria e dos projetos 2019/2020.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui

O festejo de sábado, 23, está marcado para às 10h30, em frente a Matriz São José, com o encontro da Banda Musical Cruzeiro do Sul, banda do 28 GAC e a banda Marcial da Satc. “Estarão reunidos 90 músicos em torno de um recital de aniversário. A festa é para a entidade e também para a banda Cruzeiro do Sul”, destaca a administradora e produtora cultural, Mirella Sombrio.

Atuando no segmento cultural atende pessoas a partir de sete anos de idade nos projetos inscritos por editais ou iniciativa privada. São eles:

1 – Banda Musical de Concerto Cruzeiro do Sul

Sob regência do professor Fábio Paulo Matias, que seleciona os melhores alunos da oficina de música para dar continuidade ao segmento da cultura musical em nossa região. A banda é formada por 18 integrantes, sendo a principal representante musical da região sul de Santa Catarina.

 

2- Oficina de Música – Projeto: Educando Para Cidadania – Musicalização Infantil /FIA-

A oficina possibilita gratuitamente às crianças e jovens da região de Criciúma, a partir dos sete anos de idade, em situação de risco social à oportunidade de receber formação específica para integrar grupos musicais. São oferecidas aulas gratuitas de: violão e canto, clarinete, sax, bateria, violão, tuba, trombone, trompete, piano, teclado, flauta transversal, bombardeio e percussão.

 

3- Projeto: Oficinas de Musicalização para Idoso /Grupo Musical Girassol

Musicalização para Melhor Idade – Grupo Musical Girassol, tem objetivo de realizar apresentações nos centros de convivência de idosos da região de Criciúma, praças públicas (pontos turísticos de Criciúma), além de realizar um Recital de Natal na sede, com entrada gratuita para suas famílias e a comunidade. O Projeto Oficina de Musicalização para Idosos, está em fase de captação para ampliar o atendimento do número de usuários, serão beneficiadas 40 pessoas a partir dos 60 anos de idade, em conformidade com Estatuto do Idoso. Horário Ensaios: Quartas feiras 9:30h as 11h

 

4 – Projeto: Para Ver a Banda Passar

Idealizado por Mirella Sombrio, esse projeto tem como objetivo mostrar a história da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul, com visitas agendadas na sede da entidade e apresentação dos instrumentos musicais aos alunos da rede pública escolar municipal, estadual e particular. Os workshops são feitos em duas etapas, proporcionando aos alunos um contato com os instrumentos musicais incentivando a fazer as Aulas na Oficina de Música. Período de atendimento Março a novembro, agendado previamente.

5-  Projeto: Fanfarras do Município

Projeto criado pelo Professor Rui Cesar Sombrio em 2011, tem como objetivo resgatar a tradição das fanfarras escolares é de grande importância, pois além de tirar as crianças da ociosidade e dos perigos das ruas renova na escola o civismo e o amor à pátria, são ao todo 400 crianças envolvidas diretamente. A música traz a todos a alegria e o entusiasmo sendo assim sempre deve estar presente no ambiente escolar. Parceria da Secretaria de Educação do município de 2011 a 2018.

 

Diretoria 2020-2023

Presidente de honra– Professor Rui Cesar Sombrio

Presidente – Rui Cesar Sombrio

Vice-presidente –  Osni Sebastian

1ª Secretaria– Tainara

2º Secretaria-Rodrigo Alfonso

1ª Tesoureiro – Mirella Sombrio

2º Tesoureiro – Jessica Ghedin

Presidente Conselho Fiscal – Fábio Paulo Matias

 

Banda Musical de Concerto Cruzeiro do Sul – 2018/19

Presidente: Professor Fábio Paulo Matias

1º Tesoureiro – Rui Cesar Sombrio

 

A história

A Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul é uma entidade filantrópica/ sem fins lucrativos, fundada em 21 de novembro de 1942, quando o Governo Federal realizou uma campanha de arrecadação de recursos para compra de uma aeronave para a Força Aérea Brasileira (FAB), usar na 2ª Guerra Mundial. Foi quando alguns empresários de Criciúma levantaram fundos para esse objetivo, porém, com o fim da 2ª Guerra, a aeronave não chegou a ser comprada, e o dinheiro precisava ser utilizado de alguma forma. Foi assim que nasceu a Banda Sinfônica Cruzeiro do Sul.

Reconhecida nos meios musicais como furiosa, a banda, segundo o presidente de Honra da Sociedade Cultural Cruzeiro do Sul, professor Rui Cesar Sombrio, o nome é uma alusão aos pracinhas, veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas contra as forças do Eixo na 2ª Guerra Mundial.

Você também pode gostar