Notícias de Criciúma e Região

Siderópolis oferece vagas gratuitas para castração de cães e gatos

Ação está marcada para o dia 17 deste mês, no Centro Comunitário Rio Albina, das 8h às 14 horas

Mais uma ação de castração, em cães e gatos, que vivem no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, área protegida, será realizada em Siderópolis. A ação está marcada para o dia 17 deste mês, no Centro Comunitário Rio Albina, das 8h às 14 horas. No dia é necessário que os tutores levem documento de identidade ou carteira de motorista, pois será necessário assinar um termo de responsabilidade.

Totalmente gratuita, visa atender exclusivamente às comunidades rurais no entorno da Unidade de Conservação, que são Rio Albina; Alexandre Da Boit; São Pedro; Nossa Senhora da Saúde; Monte Negro; São Geraldo; Rio Kuntz; Montanhão; e Alto Rio Maina. São 60 vagas.

A iniciativa é do Instituto Felinos do Aguaí, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com o Instituto De Defesa Dos Direitos Dos Animais (Iddasi). São 60 vagas no total.

“Caso as vagas não sejam preenchidas, temos uma demanda remanescente aqui na Famsid que supre. O objetivo maior é a gente fazer com que atenue cada vez mais animais, sobretudo sem estar castrado e aumentando a sua população”, explicou o  diretor administrativo financeiro da Famsid, Joênio Marques.

Sobre a campanha

A campanha tem como objetivo promover o bem-estar animal e controlar a população de animais domésticos na região. Durante o evento, veterinários especializados estarão disponíveis para realizar as castrações de forma segura e responsável. Além disso, serão oferecidas orientações sobre a importância da esterilização para a saúde dos animais.

A castração de animais domésticos no entorno de unidades de conservação é uma medida preventiva que visa proteger a vida selvagem, evitar conflitos entre espécies e preservar a biodiversidade local. Ao controlar a população e o comportamento dos animais domésticos, reduz-se o impacto negativo sobre os animais silvestres e seus habitats.

O investimento é de aproximadamente R$11 mil e a empresa responsável pelos trabalhos é a unidade móvel de castração Rota Vet.

Você também pode gostar