Notícias de Criciúma e Região

Conheça casos inexplicáveis de pessoas que saíram do coma falando outro idioma

Aprender uma nova língua demanda esforço, disciplina e muito estudo. Quem nunca desejou aprender de forma mais fácil, absorvendo todo o conhecimento em um clique, como por exemplo, apenas fazer um upload de todo o conteúdo para cabeça como no filme Matrix. Apenas dizer: quero aprender vietnamita, por exemplo, e simplesmente colocar o conteúdo no cérebro. Mas não é assim, pelo menos até agora.

Você sabia que as pessoas podem acordar de um coma falando uma língua estrangeira com a qual não têm muito contato?

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

Agora imagine acordar falando um idioma novo, que tenha aprendido e esqueceu, mas simplesmente reapareceu em sua cabeça, ou até mesmo esquecer a língua que você fala todos os dias. Não se surpreenda isso já aconteceu!

Essa situação, conhecida como afasia bilíngue, ocorre supostamente quando uma área do cérebro que aprende uma língua está danificada, enquanto outra permanece intocada. Para alguns especialistas em neurolinguística essa situação não é incomum e, o quadro não é necessariamente uma surpresa. Contudo, a situação não deixa de despertar curiosidade, não é mesmo?

Esse é o caso por exemplo de Reuben Nsemoh que sofreu uma grave batida na cabeça, que o deixou em coma. Quando acordou, estava falando espanhol, sem nunca ter estudado a língua.

Um jovem americano, de 16 anos, do condado de Gwinnett, no estado da Geórgia, deixou amigos e parentes intrigados após ter acordado de um coma falando uma língua que ele não tinha domínio, ou pelo menos achava que não tinha.

O estudante Reuben estava jogando bola com os amigos da escola e acabou levando um chute na cabeça. Ele teve sangramento no cérebro e ficou em coma por três dias. Ao acordar, ao invés de falar o inglês, sua língua materna, o rapaz começou a se comunicar fluentemente em espanhol, idioma que não dominava.

Reuben acredita que o idioma estava escondido em seu subconsciente, ele afirmou que os amigos falavam castelhano e tentavam ensiná-lo. Além disso, o irmão do jovem também falava a língua latina fluentemente.

Confira no vídeo abaixo mais alguns casos inexplicáveis como este:

Você também pode gostar