Notícias de Criciúma e Região

Após reclamações, prefeitura inicia limpeza no lago da Praça do Congresso

No último domingo, dia 11, foram flagrados lixos e animais mortos dentro do lago

Após reclamações, no início da manhã desta terça-feira, dia 13, a prefeitura de Criciúma iniciou as obras de limpeza no lago da Praça do Congresso, no Centro. Servidores estão retirando os peixes e tartarugas do local, que estão sendo transferidos para a piscina ornamental do quiosque da praça, esvaziando o lago e removendo folhas e entulhos do entorno.

Após essa etapa, será realizada a limpeza no interior do lago e devolvido os animais para a água. No último domingo, dia 11, foram flagrados lixos e animais mortos dentro do lago, causando indignação da população e questionamento sobre a manutenção do local, que é ponto turístico em Criciúma.

 

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A vereadora Giovana Mondardo (PCdoB) protocolou o Requerimento nº 467/2021 pedindo informações sobre a rotina de limpeza e manutenção do local. “Não estamos falando de revitalização ou de cercar ou não a praça e sim da manutenção e limpeza. Sabemos que aqueles animais são descartados pela população que passa por ali, não é programado que isso aconteça. Mas é responsabilidade do município que cuide daquele ambiente. Isso é questão de saúde pública”, ressalta Mondardo.

Ainda de acordo com o documento protocolado na Câmara de Vereadores de Criciúma, pede-se que se explique se o cágado/tartaruga encontrado morto no lago tem relação com a falta de limpeza do local.

Praça do Congresso é atração turística

A criciumense Daiane Batista, atualmente morando em Joinville, esteve no último fim de semana visitando o local para apresentar ao seu marido. Odair Galon é natural da Caibi, no Oeste de Santa Catarina, e mora há 27 anos no Norte do Estado, ele esteve pela primeira vez visitando os pontos turísticos de Criciúma.

Daiane lembra que quando era criança o seu pai a levava junto com suas irmãs para tratar dos peixes e tartarugas do lago da Praça do Congresso. Ao retornar ao local, a fisioterapeuta ficou chocada com o descaso e ficou envergonhada com a situação. “Meu marido estava conhecendo a região e resolvi levar ele até a Praça do Congresso. Quando cheguei lá, me arrependi. Estava uma vergonha, animais mortos, um cheiro horrível. É um crime, várias tartarugas e peixes mortos. Era um lugar tão bonito” lamenta Daiane.

Animais mortos no lago da Praça do Congresso – Foto: Daiane Batista

Posição da prefeitura

O Portal Litoral Sul entrou em contato com o Secretário de Infraestrutura Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Tita Belloli, que disse não poder se manifestar sobre o caso. Ele solicitou o contato com o Diretor de Comunicação da prefeitura de Criciúma, Douglas Nazário, que encaminhou a seguinte nota:

O Governo de Criciúma esclarece que a Praça do Congresso, ponto turístico que atrai muitos visitantes e está localizada no Centro da cidade, será revitalizada com foco em acessibilidade e segurança, preservando as características arquitetônicas e urbanísticas do local.

De acordo com o projeto da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, a praça será modernizada, com nova iluminação, pavimentação, acessibilidade, espaço pet, melhoria nos equipamentos para exercícios físicos, além de solucionado problema de manutenção e conservação do lago.

O governo informa ainda, que está sendo feita limpeza no local e que os motivos que levaram à morte de animais, registrada na última semana, estão sendo averiguados tecnicamente pelo Município.

Você também pode gostar