Notícias de Criciúma e Região

Semifinais do Street no STU National estão definidas

No masculino e no feminino, as semifinais terão 16 atletas cada

Uma semifinal que promete! Nesta sexta-feira, dia 24, já foi possível perceber nas eliminatórias que o público em Criciúma terá um fim de semana do mais alto nível de skate. Na etapa de abertura do STU National 2023, os rapazes da modalidade Street têm comprovado por que o Brasil está tão bem servido de skatistas. E foi um nome que representou o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio o grande destaque do dia: Giovanni Vianna, paulista de Santo André.

As eliminatórias masculinas foram divididas em quatro baterias com oito skatistas em cada uma delas. Dos 32 nomes, avançariam para a semifinal apenas os 12 melhores, que se juntariam a João Lucas Alves, Eduardo Neves, Gabryel Aguilar e Julio Zanotti, os quatro primeiros do ranking do STU 2022 e já pré-classificados. Após duas voltas de 45 segundos para cada um, Giovanni Vianna foi quem ficou com a maior nota (75,80) e passou em primeiro. E sua vibe é a melhor possível

“Só tinham amigos na minha bateria, a gente se conhece de longa data, sempre corremos campeonatos juntos na maior vibe e, agora, na próxima fase, ainda encontrarei outros amigos e o rolê será ainda mais forte. Só quero continuar mostrando o meu skate, se for possível passar para a final, e andar feliz, principalmente. Se andar, não passar, mas estiver feliz, isso é o que importa. O nível é muito alto e, com qualquer um que chegar a Paris no ano que vem, o Brasil estará bem representado”, disse Giovanni.

Quem passou com a segunda melhor nota (71,89) e também teve um dia muito bom, praticamente cravando suas linhas, foi o paulistano Ivan Monteiro, que, assim como Giovanni, reside em Los Angeles, na Califórnia. Inclusive, ele é o atual vice-campeão do STU Open Rio e admite viver a melhor fase na carreira. Para a atual temporada, que começou com a disputa do Mundial nos Emirados Árabes, já tem seus objetivos traçados e não esconde que o foco é Paris-2024.

“O nível aqui é o mesmo que encontramos nos Estados Unidos e na Europa, porque muitos daqui também correm lá fora, como Giovanni, Lucas Rabelo, Gabriel Fortunato e tantos outros. Normalmente, a gente compete um contra o outro lá fora. Nesse ano, ainda rodo o circuito europeu, do qual participo todos os anos, e os eventos da corrida olímpico, que já tem dois agendados, na Itália e na Suíça. E tudo vai depender muito desses dois campeonatos, mas estou bem confiante, estou no meu melhor momento e creio que vai dar tudo certo”.

A semifinal deste sábado, que levará os oito melhores skatistas para a decisão de domingo, terá transmissão ao vivo do SporTV, a partir das 16h40. Lembrando que a primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, um dos maiores bancos do país, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car.

RESULTADO STREET MASCULINO

(os 12 classificados para a semifinal)

  1. Giovanni Vianna – 75,80
  2. Ivan Monteiro – 71,89
  3. Abner Pietro – 67,04
  4. Lucas Rabelo – 66,35
  5. Ismael Henrique – 65,83
  6. Vinícius Costa – 64,06
  7. Wilson Chaves – 62,17
  8. Luiz Neto – 61,27
  9. Samuel Jimmy – 60,92
  10. Sebastian Simoneto – 57,06
  11. Vitor Hugo Genghini – 56,24
  12. Sérgio André – 54,67

Já no Street feminino, Giovana Dias foi o destaque. Das 14 skatistas nas eliminatórias, apenas oito passariam para as semifinais e se juntariam as oito melhores do ranking do STU 2022. Mas como duas destas pré-classificadas não puderam vir a Criciúma (Rayssa Leal e Isabelle Menezes), duas vagas se abriram e dez nomes avançaram. Dias, que admitiu que sua performance nesta sexta até a surpreendeu positivamente, sabe que o sarrafo será muito mais alto neste sábado.

“Gosto muito dessa pista, tem bastante caixote e corrimão descendo, é bem propício para o estilo de skate que eu gosto. E consegui fazer o que eu queria, atingi minha expectativa. Sei que amanhã será bem mais pesado e vou trabalhar alguma coisa ainda melhor. O nível estará altíssimo e será uma honra estar ali andando com minhas amigas, nos divertindo”, afirmou Giovana, que anda de skate desde os 12 anos de idade, praticamente paixão à primeira vista.

Segundo ela, tudo começou de forma bem natural, ali na rua onde morava. Giovana diz que gosta muito de disputar campeonatos, mas que ama mesmo estar na rua andando de skate. Lembra ter tido uma infância muito livre. Certa vez, um amigo comprou uma bicicleta, outro, um patins, e outro, um skate. Quando viu, foi lá e preferiu comprar um skate também. Daquela sua turma, foi a única que acabou gostando e que seguiu no esporte.

“Fui a única que acabou gostando mesmo e me enterrei no mundo do skate. Comecei a disputar campeonatos em 2016, e o primeiro foi logo um Brasileiro Amador, em São Bernardo do Campo. Eu ainda era iniciante e nem sabia que era um Brasileiro. Até acabei pegando pódio. Em 2017, fizeram um ranking e fui surpreendida ao ser chamada para o STU. Aconteceu tudo muito rápido. Hoje, estou aqui, feliz, ainda fazendo o que mais gosto”, completou.

Giovana e as outras nove skatistas que se classificaram para a semifinal se juntam a atual campeã do circuito brasileiro, Gabi Mazetto, e a Carla Karolina, Maria Gabriela, Rafaela Murbach, Pâmela Rosa e Kemily Suiara, grupo de 16 que será dividido em duas baterias de oito neste sábado, com transmissão ao vivo do SporTV e do TikTok do STU. Já a final de domingo será transmitida com exclusividade na programação do Esporte Espetacular, da TV Globo.

RESULTADO STREET FEMININO

(as 10 classificadas para a semifinal)

  1. Giovana Dias – 47,27
  2. Daniela Vitória – 45,35
  3. Duda Oliveira – 43,51
  4. Maria Almeida – 42,56
  5. Viviane Orlando – 38,25
  6. Ariadne Souza – 37,80
  7. Maria Lúcia Rocha – 36,53
  8. Marina Veiga – 31,96
  9. Duda Piloto – 22,16
  10. Karol Lima – 18,72
Você também pode gostar