Notícias de Criciúma e Região

Sem citar episódio de xenofobia, Criciúma emite Nota Oficial

Comunicado que menciona repressão à qualquer tipo de preconceito ou desrespeito, surge três dias após acusação do Sport de palavras pejorativas em referência aos nordestinos por alguns torcedores do Tigre

No final da noite deste sábado, dia 27, o Criciúma emitiu uma Nota Oficial, repreendendo qualquer atitude discriminatória ou preconceituosa. Sem mencionar os motivos, o Clube faz o comunicado três dias após a acusação do presidente de competições do Sport Club Recife, Augusto Carrer, de xenofobia por parte de alguns torcedores do Tigre, durante o duelo na quarta-feira, dia 24, no estádio Heriberto Hulse.

Na ocasião, o dirigente garantiu que reuniria provas e levaria o assunto à CBF e ao STJD. Conforme Carrer, alguns torcedores teriam dirigido, de forma pejorativa, palavras sobre a origem nordestina, aos jogadores reservas e à comissão técnica ainda durante a partida. Até o momento o Sport não divulgou qualquer ação oficial referente ao episódio.

A reportegem entrou em contato com o Criciúma para saber o motivo do comunicado e a informação repassada, pela assessoria de imprensa, é de que este seria apenas um reforço sobre os preceitos do Clube.

Confira a nota do Criciúma na íntegra:

“O Criciúma Esporte Clube manifesta e reitera o seu repúdio a qualquer ato de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional e afirma que jamais será omisso diante de acontecimentos tão graves que estamos assistindo no Brasil e no Mundo. Não compactuamos e jamais aceitaremos qualquer forma de preconceito ou falta de respeito. Priorizamos a união de todos e queremos sempre que a nossa casa seja um ambiente familiar e acolhedor. Não bastasse isso, o clube é um defensor das grandes causas e bandeiras educativas que mantém uma sociedade justa e equilibrada e promoverá já a partir do mês de junho uma grande campanha contra o trabalho infantil.

Seguimos na luta diária por uma sociedade e um futebol sem ódio e preconceitos.”

Xenofobia é crime

Desde o ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a considerar como crime de racismo os atos que discriminam brasileiros que vivem no Nordeste. A Lei Nº 9.459/97 enquadra aqueles que possam vir a praticar, induzir, incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Além disso, quem comete xenofobia é passível a reclusão de um a três anos e multa.

Saiba mais aqui:
Você também pode gostar