Notícias de Criciúma e Região

Saiba quem é a árbitra de SC que está fazendo história na Copa do Mundo do Qatar

A árbitra-assistente, Neuza Back, é uma das seis mulheres escaladas para a Copa do Mundo no Qatar; ela foi quinta árbitra na partida entre México e Polônia

Natural de Saudades, no Oeste catarinense, a árbitra-assistente, Neuza Inês Back, está fazendo história no futebol mundial. Já que ela foi a primeira mulher brasileira a ser escalada pela FIFA para uma Copa do Mundo masculina. Além disso, no Qatar, Neuza atuou como a árbitra reserva no empate em 0 a 0 de México e Polônia, na última terça-feira, dia 22.

Essa partida vai entrar para a história como a primeira vez que uma mulher atuou em um jogo da Copa do Mundo masculina. Já que, além de Neuza, a árbitra francesa Stéphanie Frappart atuou como quarto árbitro do confronto. Além das duas, mais duas mulheres de diversos países foram escaladas para a Copa no Qatar. Neuza também esteve na partida entre Inglaterra e Estados Unidos nesta sexta-feira, dia 25.

Neuza recebeu homenagem quando atingiu a marca de 100 partidas no Brasileirão no ano passado – Foto: Liamara Polli/CBF

Neuza é formada em educação física e faz parte do quadro de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) desde 2006. Dois anos depois de ingressar na FCF, ela foi incluída no quadro da CBF. A estreia dela em partidas masculinas ocorreu na Série C do Brasileiro em 2009.  Em 2012, ela foi incluída no quadro de aspirantes da FIFA e começou a atuar em partidas internacionais.

Desde então, a árbitra-assistente já atuou em 100 partidas da Brasileirão, nas Olimpíadas no futebol feminino, Libertadores Feminina, Copa do Mundo Feminina, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. No Mundial de Clubes do Qatar, em 2021, Neuza fez parte do primeiro trio de mulheres a comandar uma competição de futebol masculino da FIFA.

*Com informações de Portal NDMais

 

 

Você também pode gostar