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Saiba como funciona e quais as vantagens de trabalhar com o pós-venda

Estratégia ajuda a fidelizar clientes e a fortalecer relacionamentos

Entre as boas práticas indicadas para os lojistas manterem seus negócios aquecidos durante a pandemia estão as ações de pós-venda. Com o digital ganhando cada vez mais força, é necessário pensar em estratégias diferenciadas, prestando muito mais que um bom atendimento. É preciso focar em ações que fortaleçam relacionamentos de longo prazo.

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É isso o que faz a equipe de Daniela Warmiling, proprietária da loja Anomalia. Ações de pós-venda direcionadas já renderam bons frutos para o estabelecimento, conta ela. “Entendemos que não é só vender e esquecer aquele cliente. Por isso mandamos mensagens perguntando se ele gostou da roupa, adicionamos nas redes sociais e curtimos suas publicações. No WhatsApp encaminhamos as novidades das lojas, recadinhos, comunicados, enfim, oferecemos aquilo que gostaríamos de receber e o retorno tem sido muito bacana”, explica ela.

A diretora de Marketing da Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma, Natália Lourenço, lembra que especialmente nesta época de distanciamento social, onde a presença física nos estabelecimentos se tornou muito menor, é preciso manter uma conexão consistente com os consumidores. “Dizem que conquistar novos clientes pode custar de cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Então nada mais justo que fortalecer a relação entre marca a consumidor, utilizando estratégias mesmo depois de o negócio estar fechado”, enfatiza ela.

E você, sabe como funciona e quais as vantagens de trabalhar com o pós-venda? Já realiza alguma ação neste sentido? Se não, a gente te dá algumas dicas:

– Agradeça pela preferência: por mais óbvio que seja, com toda a sua simplicidade essa mensagem transmite uma ideia clara, ela faz seu cliente perceber como é especial e como a escolha dele é importante ao seu negócio.
– Pesquisa de satisfação: realizar uma pesquisa de satisfação serve tanto para demonstrar interesse pela opinião do cliente quanto para descobrir os pontos de atendimento, do produto ou serviço a serem melhorados. Assim o cliente entende sua importância e cria expectativas nas experiências com seu negócio no futuro.
– Mantenha contato: cliente satisfeito ainda não é cliente fidelizado. Por isso, continue nutrindo-o com informações relevantes, newsletters, ofertas, promoções ou simples mensagens em datas comemorativas. Inclusive, se você tiver essa informação, contate ele no dia do aniversário.
– Tenha programas de fidelidade: Existem algumas ações de pós-venda mais agressivas para fidelizar clientes e os programas de fidelidade são um bom exemplo disso. Com eles, você oferece outros benefícios capazes de agregar valores à sua loja, mesmo sem estar relacionado diretamente à venda.
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