Notícias de Criciúma e Região

Reitora Luciane Ceretta recebe prêmio nacional

Honraria foi concedida na Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias com o Ministro da Educação Camilo Santana

A quinta-feira, dia 3, entra para a história da Unesc e da carreira da reitora Luciane Bisognin Ceretta. Nesta data, Luciane recebeu o Mérito da Educação Comunitária, concedido pela Associação Brasileira de Universidades Comunitárias, em Brasília.

Liderança estadual na defesa das instituições de cunho comunitário e atualmente presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane foi homenageada entre 16 personalidades nacionais na 49ª Assembleia Geral Ordinária da Abruc. O evento celebra os 10 anos da promulgação da Lei 12.881/13, a Lei das Comunitárias.

“Recebo este reconhecimento com alegria. A Lei que completa dez anos em 2023 é um grande marco para as nossas universidades, pois regulamentou nossa atuação, permitindo que possamos reinvestir recursos a bem das nossas comunidades e, assim, ampliar a nossa atuação na busca pelo desenvolvimento socioeconômico da nossa sociedade”, destaca a reitora.

“Agradeço a todos que também foram agraciados com a honraria, pois a defesa das Universidades Comunitárias é feita por muitos e esta homenagem é de todos nós e representa o reconhecimento de nosso compromisso com a comunidade e com a construção de um futuro melhor para todos”, acrescenta Luciane, na semana em que celebrou também a promulgação das leis que regulamentam o programa Universidade Gratuita, projeto de significativa importância e no qual defendeu com afinco o modelo comunitário.

Reitores das universidades comunitárias brasileiras e representantes de entidades políticas, incluindo o Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Ministério da Saúde, marcaram presença no evento, enaltecendo a importância das instituições comunitárias para a formação educacional do país.

Em suas palavras, o Ministro Camilo Santana enfatizou a relevância do trabalho das instituições comunitárias na formação de professores e na busca por uma educação de qualidade para os jovens brasileiros. Ele ressaltou a comemoração da data que marca a conquista do acesso ao ensino superior para muitos estudantes.

Celebrando uma década de conquistas

A Assembleia da Abruc abordou diversos temas relacionados à Educação e contou com a participação de renomados palestrantes.

O presidente da Abruc, reitor Cláudio Jacoski, reitor da Unochapecó, reforçou a importância de celebrar os 10 anos da Lei. “As comunitárias são instituições de ensino que fazem a diferença em suas cidades. Além da educação, a premissa principal é devolver a sociedade com projetos que beneficiem a todos. A Lei nº 12.881 reconheceu e deu força às comunitárias para seguirem fazendo o bem pelos estudantes e pela população. Muita coisa mudou de 10 anos para cá e comemoramos na Assembleia da Abruc”, diz.

Você também pode gostar