Notícias de Criciúma e Região

Qual a origem da expressão “fim da picada”?

Uma expressão tão usada para descrever situações fora do comum que são ruins, uma coisa que não deveria ocorrer. O termo “o fim da picada” que significa o fim do caminho, intransponível, um obstáculo, é dito quando algo é desagradável, inconveniente, que incomoda as pessoas, em geral, “picada” é uma coisa negativa, pois remete a dor e coceira, certo? Mas vejam só, por volta de 1950,1960, o fim da picada era usado no sentido que poderia ser bom ou mau, e só mais tarde passou a ser no mau sentido. Uma expressão corriqueira que até o grande compositor Tom Jobim usou em sua clássica canção “Águas de março”:

É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada.

Mas qual seria a origem dessa expressão?
Picada é uma trilha feita por quem ingressa na mata, geralmente a facão, para facilitar a passagem, “picando” árvores, galhos e folhas, abrindo e marcando o caminho de volta. Quando uma pessoa desaparece, fica mais fácil encontrá-la seguindo a picada. No entanto, se chegarem ao fim da picada e o desaparecido não for encontrado, quer dizer que as pessoas que estão procurando correm risco, pois quem atacou o desaparecido deve ter feito naquele lugar, pois senão a picada teria continuado. De acordo com essa ideia, quem está no mesmo lugar onde aconteceu tal ataque, corre o mesmo risco que o desaparecido, e por isso, a expressão “o fim da picada” é usado para falar de alguma situação ruim.

Picada também é uma faixa limpa de terra, entre o roçado e o mato não roçado, para evitar que o fogo ateado no roçado passe além dele. Neste caso, o fim da picada é um lugar perigoso para quem estiver pondo fogo no roçado, pois o fogo poderá colocá-lo em risco de vida.

Como visto até aqui, o fim da picada nada mais é que “ser o limite extremo do que se considera admissível ou tolerável”, o ponto além do qual já não se pode ou não se quer avançar, ou seja, o final das opções, por não haver mais onde ser aberto. O fim da picada é o pior que pode existir numa aventura, não é mesmo? Obrigada pela leitura até aqui, espero que tenha gostado, semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais:
TikTok
Instagram
Twitter 

 

 

Você também pode gostar