Notícias de Criciúma e Região

Produzido em laboratório, mosquito brasileiro promete controlar a proliferação da dengue

Através de um processo de produção do inseto em laboratório, o Aedes do Bem™ promete controlar o mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela

Produzido em laboratório, um ‘novo’ mosquito macho promete controlar o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Chamado de Aedes do Bem™,  o ‘novo’ inseto não pica e nem transmite doença. Desenvolvido pela Oxitec, o produto passará a ser distruibuído em todo o Brasil através de parceria com a líder da indústria de controle de pragas, a multinacional Rentokil.

Para utilizar a solução, é necessário adquirir uma ‘Caixa do Bem’ e colocá-la em contato com a água limpa. A caixa produz mosquitos machos que não picam e não transmitem doenças, e têm a função de acasalar com fêmeas do Aedes aegypti. As fêmeas resultantes desse acasalamento não sobrevivem, o que significa menos mosquitos fêmeas nas gerações seguintes.

De acordo com a Oxitec, em pilotos urbanos na cidade de Indaiatuba-SP, o tratamento com Aedes do Bem™ em bairros densamente povoados levaram à supressão de até 96% das populações do mosquito da dengue, e uma eficácia de 100% no controle de fêmeas descendentes dos Aedes do Bem™ liberados. Além da simplicidade e da eficácia, o produto é amigo do meio ambiente – controla o mosquito da dengue sem prejudicar espécies benéficas como abelhas e borboletas.

“O Aedes do Bem™ da Oxitec oferece uma solução simples, sustentável, segura e eficaz para controlar esse mosquito transmissor de doenças virais tão perigosas. Nossa parceria com a Rentokil cria uma plataforma nacional para gerar impacto ao enfrentar uma ameaça à saúde pública persistente e de difícil controle, que vem aumentando ano após ano”, disse Natalia Verza Ferreira, Diretora da Oxitec Brasil.

Após o bem-sucedido pré-lançamento da solução em 2021 no estado de São Paulo, a Oxitec lançou o Aedes do Bem nacionalmente em outubro de 2022, trabalhando com parceiros de distribuição selecionados para atender a uma variedade de clientes em cada uma das regiões do país. Entre os clientes que adotaram a solução estão Petrobras, Siemens Energy, Stellantis, Estúdios Globo e Socicam.

“A tecnologia do Aedes do Bem™ é fantástica e representa um avanço enorme ao controlar os mosquitos Aedes aegypti sem riscos para polinizadores e insetos silvestre. Um avanço que nos orgulha em fazer parte” explica Carlos Peçanha, diretor Técnico da Rentokil.

A Oxitec fabrica o Aedes do Bem™ no Chrysalis, seu novo Centro de P&D e Manufatura de última geração em Campinas, São Paulo, que abastecerá os centros de distribuição da Rentokil em todo o Brasil.

Em 2022, o Brasil registrou 1.016 mortes confirmadas por dengue, 400% mais que no ano anterior e o novo recorde histórico. O número de casos de dengue registrados em 2022 foi de cerca de 1,4 milhão – 164% a mais do que em 2021, segundo o Ministério da Saúde.

Sobre a Oxitec

A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças e destroem plantações. Fundada em 2002 na Universidade de Oxford, no Reino Unido, a Oxitec é liderada por uma equipe composta por pessoas de 15 nacionalidades e é apoiada por parceiros públicos, privados e sem fins lucrativos de classe mundial.

Sobre a Rentokil

Com 95 anos de experiência e com um time com cerca de 47 mil funcionários espalhados por mais de 90 países em que atua, a Rentokil é a marca de controle de pragas mais renomada no mundo. O elevado conhecimento aliado a soluções pioneiras faz com que a multinacional entregue proteção, tranquilidade e qualidade de vida para empresas e residências, além de proteger a saúde, as instalações e a marca de seus clientes.

Certificada com as normas ISO 9001 e ISO 14001, a Rentokil conhece bem as pragas, o seu ciclo de vida, bem como os seus hábitos e, com base nesse conhecimento, oferece soluções rápidas, eficazes e adequadas às necessidades específicas de cada cliente.

Você também pode gostar