Notícias de Criciúma e Região

“Poti poti, perna de pau…”, saiba qual é o sentido da música infantil “Borboletinha”

Todo mundo que já ouviu as mais famosas cantigas, quando criança ou, hoje com seus filhos, e sabe que se houver uma borboleta na cozinha, só há uma coisa que o inseto pode estar fazendo: chocolate para a madrinha.

“Borboletinha, tá na cozinha…”, com certeza você sabe terminar esta frase, não é mesmo? Mas será que você sabe decifrar o sentido desta música? A cantiga da borboleta cozinheira é parte integrante do folclore infantil brasileiro, mas não tem origem certa, é cantada por várias gerações de crianças até hoje, e alimenta uma curiosidade que talvez você não saiba. Afinal, o que significa “poti”? Será uma pessoa? Talvez um ingrediente para o chocolate da madrinha?

Considerando-se a personificação dos animais, tão comum nas canções infantis, a primeira parte da música da borboletinha é perfeitamente compreensível. No entanto, a segunda parte é de dar um nó no cérebro. Para que são aquelas coisas?

Para efeitos de contextualização, vamos relembrar da letra da música: 

Borboletinha / Tá na cozinha / Fazendo chocolate / Para a madrinha / Poti-poti / Perna de pau / Olho de vidro / E nariz de pica-pau / Pau-pau

Vamos concordar que esta versão, parece que Poti é o nome da madrinha, que tinha o tal olho de vidro, a perna de pau e um nariz pontudo como o bico de um pica-pau, mas saiba que não é, e se não é a madrinha, o que é esse poti?

Se a palavra parece familiar, é porque ela também está no gentílico de um dos estados brasileiros. Os nascidos no Rio Grande do Norte recebem a denominação “potiguar”, que deriva do tupi-guarani “potï’war”, significando “comedores de camarão”. Isso advém da abundância do animal na costa do estado e a predileção dos indígenas nativos por esse alimento. Mistério resolvido! Poti, é um camarão.
A descoberta etimológica ajuda a desvendar outros mistérios da canção popular, mais especificamente, as analogias que se seguem à referência animal: se observarmos a estrutura de um camarão, percebemos que ele tem pernas finas como uma “perna-de-pau”, olhos que lembram bolas de vidro como “olho de vidro” e um nariz comprido como de um pica-pau, parecem referências claras à aparência do artrópode, embora algumas pessoas escolham interpretar os elementos como ingredientes do chocolate. 
 
Surpreendente, não? Agora, o que esse camarão tem a ver com a borboletinha, além de serem artrópodes, eu não sei. Obrigada pela leitura até aqui, espero que tenha gostado, semana que vem tem mais! Siga-me nas redes sociais: 
TikTok 
Instagram 
Twitter

Você também pode gostar