Notícias de Criciúma e Região

PM de Içara se reúne com população em busca de alternativas para redução de crimes

Na última semana foram realizados encontros com a comunidade dos bairros Jardim Silvana, Vila Nova, Marili e Liri

Em busca de melhorias para a diminuição dos crimes que vem ocorrendo em alguns bairros de Içara, a Polícia Militar do 29º Batalhão realizou reuniões com a população, em busca de soluções. Os encontros ocorreram com as comunidades dos bairros Jardim Silvana, Vila Nova, Marili e Liri, entre os dias 6 e 10 de fevereiro. O foco principal dos encontros é a estratégia de policiamento comunitário.

Durante as reuniões, foram apresentados os dados estatísticos sobre ocorrências de furto e roubo na região. Com isso, os policiais, autoridades e moradores presentes, conversaram sobre as possíveis maneiras de prevenção desses crimes patrimoniais. 

Foto: Divulgação/PM

Também, os policiais puderam explicar aos içarenses sobre a Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que tem como objetivo fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, aumentando a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Foto: Divulgação/PM

Com a Rede de Vizinhos surge uma atuação conjunta da Polícia Militar, em especial através do policial militar de ligação, com os cidadãos que vivem ou trabalham em uma mesma vizinhança (rua ou bairro). Essa organização local faz com que os criminosos passem a ter mais dificuldade e medo de atuar nessas comunidades, pois percebem que as pessoas estão atentas. Cada pessoa passa a cuidar da residência e comércios vizinhos, criando uma rede de fiscalização e ampliando a segurança do local.

Uma prática adotada pelo Programa é formar um grupo de conversa via plataforma de mensagens para smartphone, servindo como um canal para o recebimento e troca de informações entre os participantes. Outra prática é a identificação dos locais (residências, edificações, ruas, etc.)  que participam do Programa com uma placa padronizada.

Seu bairro já faz parte do Programa Rede de Vizinhos?

Para criar a Rede de Vizinhos, os seguintes passos são fundamentais

  1. Mobilize seus vizinhos.
  2. Com a vizinhança (moradores e/ou comerciantes) mobilizada, procure o comandante da Polícia Militar do seu bairro.
  3. O comandante local estudará a viabilidade da estratégia de Rede de Vizinhos

PMSC para a localidade.

São em torno de 40 redes de vizinhos implementadas nos diversos bairros de Içara, com um número aproximado de 2000 pessoas cadastradas nos grupos.

Você também pode gostar