Notícias de Criciúma e Região

O desafio de simplificar!

É fato que estamos em um mundo incompreensível, cheio de mudanças, pautas, pandemia, inovações, algumas vezes temos a sensação de estarmos perdidos e isso gera, dentre outras coisas, cansaço mental.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

São muitas as regras, leia, fale inglês, se faça presente nas redes, poste todos os dias – se tiver negócios. Se supere, seja melhor a cada dia, é assim ou não?! Existe uma necessidade de movimento que obviamente se faz necessária, mas que também, dependendo da dose, complica as coisas, principalmente a nossa cabeça.

O meu convite para você é, simplifique as coisas. Eu vou contar um breve fato que aconteceu comigo e caracteriza a questão de ser simples.

Um dia, o Jorge, um dos meus sobrinhos na casa dos seus nove anos me perguntou o seguinte: “Tia, o que é 360º?” Bem, inicialmente eu pensei, como vou explicar isso para ele…. e claro, comecei a narrativa – cansativa(risos). Imaginem que a psicóloga aqui começou a explicar, e obviamente após quase contar um livro para o menino ele me diz o seguinte: “Já sei o que é”, e eu falei “Ah, que bacana, e me diz o que é então” e ele, muito sábio me disse: “é uma rosquinha”.

Salve Jorge! Eis um exemplo de simplificar a comunicação. Talvez nossa dificuldade em fazer isso justifique tantos problemas, conflitos e retrabalho nas empresas e na vida de maneira geral. Que esse exemplo aqui narrado sirva de inspiração para refletir: o que mais estou conduzindo de forma complexa e que poderia ser mais simples?

Não confunda simplificar com pobreza de conhecimento ou informação, não confunda simples com simplório. O convite é que você utilize seus talentos e tempo com questões relevantes para o seu crescimento e daqueles que te cercam. No livro Essencialismo, McKeown, explica que pessoas essencialistas são aquelas que vêem claramente a diferença entre o desnecessário e o indispensável. A reflexão da leitura é simples: ao dizer “não” a tarefas irrelevantes, você investe toda a sua energia só naquilo que é essencial e necessário.

Se cada um de nós não simplificar a vida, outras pessoas o farão e talvez o conceito de simplificar do outro não caiba na sua realidade.  Simplifique, seu trabalho, relações, comunicação, elimine o que não é essencial.

Pense nisso!

Você também pode gostar