Notícias de Criciúma e Região

Nota de falecimento: morre histórica professora Maria Estelita Barreto

Morreu aos 97 anos a professora e atuante nas pastorais da Igreja Católica, Maria Estelita Barreto em Laguna

Muito conhecida e atuante, a professora Maria Estelita Barreto morreu aos 97 anos neste sábado, dia 9. Ela dedicou mais de três décadas à educação e ações pastorais na Igreja Católica. Natural de Imaruí, chegou em Laguna aos 22 anos para lecionar no então Grupo Escolar Jerônimo Coelho, onde iniciou uma grande caminhada na educação.

📲 Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

O velório está ocorrendo neste domingo, 10, na Capela Mortuária Cristo Rei, próximo à escola a Almirante Lamego. O sepultamento está marcado para às 15h no Cemitério da Irmandade de Santo Antônio dos Anjos, no Centro de Laguna.

Devido ao grande trabalho desenvolvido pela educação, em 2010 ela recebeu o título de Cidadã Lagunense da Câmara de Vereadores do município.

 

Biografia 

 

De acordo com o Portal Agora Laguna, segundo dados divulgados pelo Jornal de Laguna Maria era filha de Águeda Capanema e Júlio Heleodoro Barreto Júnior. Nasceu em Imaruí em 1924. Quando concluiu o curso Normal no Colégio São José, em Tubarão, rumou para Laguna, onde lecionou no, então, Grupo Escolar Jerônimo Coelho.

Ao longo da carreria de 34 anos na educação, ela passou por diversas escolas como a Visconde de Taunay e Carlos Gomes. Além de colégios nas cidades de Lauro Muller e Orleans, Araranguá e Tubarão. Em Imaruí foi diretora do curso Professora Sérgia Lima entre 1957 e 1962, quando atuou como inspetora escolar em Tubarção. Foi coordenador, também, entre 1962 e 1978 de Educação em Laguna. Sendo nomeado em 1978 para o cargo de chefe da Divisão de Apoio Administrativo.

Maria se aposentou em 1981, após 34 anos de atuaçã na educação. Momento em que passou a se dedicar as atividades pastorais na igreja católica.

*Com informações de Portal Agora Laguna. 

Você também pode gostar