Notícias de Criciúma e Região

Noite Dourada desperta emoções e fortalece bandeira de incentivo ao diagnóstico precoce 

Evento da Casa Guido reuniu aproximadamente 350 pessoas na noite de quinta-feira 

Finalizando a intensa programação de conscientização da campanha Setembro Dourado acerca do câncer em crianças e adolescentes e de defesa do diagnóstico precoce, a Casa Guido promoveu, na noite de quinta-feira (28/09), a 2ª Noite Dourada, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento foi marcado pelo acolhimento caloroso, por alertas importantes e ânimo redobrado para o trabalho de divulgação sobre os sinais e sintomas da doença para que casos sejam diagnosticados já nas fases iniciais. 

Ao agradecer a presença de todos, o apoio de todos os patrocinadores e o trabalho incansável de colaboradores, voluntários e equipe médica do Hospital São José, o presidente da Casa Guido, Rogério Campos, evidenciou uma das missões a qual tem defendido com afinco: melhores índices de qualidade de vida cura para as crianças e adolescentes. 

“O que talvez vocês não saibam é que a Casa Guido, representada por seus diretores e profissionais, desempenha um papel fundamental na busca pela melhoria do atendimento hospitalar de oncologia pediátrica. Estamos trabalhando juntos desde 2021, unindo forças com especialistas, secretarias de saúde municipais e estaduais, para que a nossa oncologia seja reconhecida como referência no Estado. Esta missão está diretamente ligada à nossa Visão institucional”, afirmou. 

Em seu discurso, o presidente destacou ainda o importante trabalho realizado com foco na capacitação de professores, profissionais de saúde, assistentes sociais e até mesmo crianças e adolescentes sobre o diagnóstico precoce. “O Programa do Diagnóstico Precoce na Casa Guido, até o momento já impactou 22 municípios e 3.875 profissionais. Uma grande novidade que muito nos emociona é a parceria firmada com a Esquimó Sorvetes, por meio da qual levaremos ainda mais longe a mensagem da Casa Guido”, destacou.  

A partir da data da Noite Dourada, os palitos de picolé da empresa passam a levar a mensagem “Você conhece os sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes?” para todo o país junto da chamada para as redes sociais da Casa Guido, espaço no qual são evidenciados os alertas e informações importantes sobre o tema. 

Importantes apoiadores 

A Noite Dourada contou ainda com importante fala do secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande. Conforme o secretário, o projeto para construção de uma nova ala para oncopediatria no Hospital Materno Infantil Santa Catarina está mais perto do que nunca de ser executado.  

“Vamos continuar buscando o mais rápido possível as soluções necessárias para a manutenção e melhora nos atendimentos. Contem sempre conosco. Estamos engajados na defesa dessa causa tão importante. Vocês fazem um trabalho incrível e sou um pessoal defensor dessa causa. Seguimos juntos nas defesas em nome das crianças, dos adolescentes e seus familiares.”, afirmou. 

“Não é para ficar triste. É para ficar forte” 

Os dados apresentados pelo médico onco-hematologista pediátrico e diretor técnico do Centro Infantil de Investigações Hematológicas de Campinas, Amilcar Cardoso de Azevedo provocarem dualidade de sentimentos. 

Enquanto os números internacionais mostram o avanço das pesquisas e, logo, dos tratamentos e melhores índices de curso, no Brasil, conforme o médico, o cenário não apresenta melhora há 40 anos.  

“Há 40 anos a sobrevida de câncer em indivíduos de 0 a 14 no Brasil não muda. Nós precisamos mudar essa realidade. Cada um na sua cidade, na sua região, no seu espaço. Mostro esses dados que causam alerta, mas não é pra ficar triste. É pra ficar forte”, destacou. 

De acordo com Amilcar, a estimativa de novos casos de câncer infantojuvenil по Brasil para cada ano do triênio, de 2023 a 2025, é de 7.930, sendo 4.230 meninos e 3.700 meninas.  

Para mudar o cenário e melhorar os índices de cursa, conforme ele, alguns caminhos são necessários, iniciando pelo diagnóstico precoce. “Neste sentido vocês aqui estão muito avançados. A Casa Guido vem fazendo esse papel. Tinham me falado que é uma instituição de assistência, mas o que encontrei aqui é muito mais que isso”, disse. 

Além disso, a crescente na sobrevida, ou seja, na vida pós diagnóstico, depende de fatores como o avanço nos recursos para diagnósticos, a modernização terapêutica, advento de novas drogas, terapias de suporte e combinação terapêutica.  

“São alguns passos essenciais e que envolvem um cenário gigante. No entanto, apesar de longo esse caminho, aqui vocês já estão na rota. Essa é a mudança de cenário. É o acolhimento completo, com voluntários, com terapias. Sem isso, é impossível ter a cura”, acrescentou. 

A Noite Dourada contou ainda com exposição de fotos que representaram diferentes espaços e serviços da Casa Guido, coquetel, música ao vivo com Paulo Cortez e distribuição de picolés que agora levam também a mensagem da instituição. 

Você também pode gostar