Notícias de Criciúma e Região

No MDB é necessário buscar espaço, afirma Antídio

O prefeito Antídio Lunelli, de Jaraguá do Sul, pré-candidato nas prévias do MDB que pretende definir o candidato da sigla ao governo, em 19 de fevereiro de 2022, revela que, há um ano, busca espaço dentro do partido e que este deve ser o procedimento para quem quiser ter força na agremiação.
O comentário feito horas antes do fim de 2022 não foi lançado sem um contexto, surgiu depois que a coluna tratou do recente jantar na última terça, 28, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, quando Antídio e a mulher Jéssica foram recebidos pelo governador Carlos Moisés e a primeira-dama Késia da Silva.
Seria uma gentileza, um novo contato entre os dois mandatários, uma troca de visitas (a da foto foi em 17 de novembro, no gabinete do prefeito), caso não existisse a possibilidade real de Moisés se filiar ao MDB, embora converse com o Avante e seja sondado, entre outros, pelo PSDB, que aparece com mais intensidade na virada do ano.
No caso de Moisés e da pretensão para 2022, Antídio assegura que o governador tem uma prioridade, manter a governabilidade e a união de forças em torno de sua administração, principalmente com o apoio de PP, PSD e PSDB, com quem não deseja fechar portas.

Partido para chamar de seu
O MDB tem uma lógica diferente, de garantia de apoio de seus líderes que são muitos, uma busca pelo convencimento e Moisés, no entendimento de Antídio, precisa de um partido de menor tamanho para comandar.
Os emedebistas não admitem um partido que tenha dono, “o MDB não tem um”, e as decisões devem passar pelo diretório, pelo presidente Celso Maldaner.

A chapa eventual
Uma chapa sugerida com Moisés na cabeça, dentro ou fora do MDB, explica Antídio, que adianta não ter perfil para ser vice, posição que ele acredita cairia bem para o deputado federal Celso Maldaner, que é do Oeste, enquanto o governador vem do litoral.
Esta construção, alerta Antídio, depende do partido, o que deixa claro que, por ora, o prefeito de Jaraguá não pretende desistir do projeto, embora o nome de outro deputado federal, Carlos Chiodini, ligado a ele, possa vir a compor uma chapa com o governador à reeleição.
Importante; Antídio provocou Moisés no jantar, tratado como de conhecimento entre as famílias, os únicos quatro presentes, sobre a eventual filiação ao MDB e o governador manteve o mistério ao dizer que “não foi decidido”, já que o convite já foi feito.

Outra preocupação
Empresário de porte, Antídio Lunelli tem passado os últimos dias em Vera Cruz do Oeste, no Paraná, onde possui uma fazenda e um frigorífico.
A política deixou de ser a maior preocupação dele, focado agora em tentar diminuir os prejuízos com as safras de milho e soja devido à estiagem, que afeta o crescimento dos grãos, com risco de quebra de safra devido a ausência de chuva nos últimos 30 dias.

Você também pode gostar