Notícias de Criciúma e Região

Municípios do Sul intensificam ações de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga, por meio do setor de Vigilância em Saúde, realiza fiscalizações semanais

A Secretaria Municipal de Saúde de Urussanga, por meio do setor de Vigilância em Saúde, realiza fiscalizações com o foco no combate à dengue, doença viral transmitida pelo Mosquito Aedes Aegypti. Semanalmente os agentes de combate a endemias, Vanderlei Figueredo Tavares e Vilton Damiani realizam a inspeção e coleta de larvas nas 60 armadilhas que existem em todo o município.

A coleta da larva serve para verificar se a mesma é originária do mosquito transmissor da dengue.“Esta ação é rotineira e muito cobrada aqui no departamento. Pelo momento as pessoas acabam pensando só no Covid, mas também temos outras doenças virais que também acabam sendo muito perigosas as pessoas, como o caso da dengue”, pontua o coordenador de Vigilância em Saúde, Filipe Cataneo.

Entre em nosso grupo e receba as notícias no seu celular. Clique aqui.

A Secretaria de Saúde, Robertina Goulart, explica o compromisso da secretaria em continuar priorizando o combate à dengue e alerta à população: “damos todas as condições necessárias para que os agentes e o setor de vigilância em saúde realizem esse importante trabalho no combate a dengue, mas esse é um trabalho que também depende de toda a população, pois as pessoas devem ficar atentas a qualquer item que possa acumular água em sua casa, certamente com esse trabalho em conjunto, nós continuaremos a combater a dengue no Município ”, concluiu, Robertina.

Municípios do Sul intensificam ações de combate à dengue
Agentes de Endemias fiscalizam 60 armadilhas no município-Fotos:Divulgação

 

Em Criciúma o foco da fiscalização são as piscinas sem manutenção

A Compec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) e a Vigilância Sanitária de Criciúma realizaram esta semana a Operação Água Suja, para acompanhar denúncias de piscinas e outros espaços com acúmulo de água sem tratamento ou manutenção. A ação visa evitar proliferação de doenças e garantir a segurança sanitária da população. “O nome da operação faz alusão ao objeto das denúncias que temos recebido em grande número nos últimos dias e que gerou preocupação ao Governo Municipal. Nosso objetivo é garantir que a população não sofra as consequências negativas do mau uso desses espaços”, ressaltou o diretor da Compdec, Fred Gomes.

“O acúmulo da água parada, sem manutenção, é um prato cheio para a proliferação de doenças como a dengue, chikungunya, zyca e febre amarela, por isso precisamos estar atentos a esses locais e é importante que a população colabore”, afirmou a fiscal da Vigilância Sanitária, Fernanda Martins, que participou da ação.

Leia Também: https://portallitoralsul.com.br/ferro-velho-com-focos-de-mosquito-da-dengue-e-interditado-em-imbituba/

 

Em Criciúma o foco da fiscalização são as piscinas sem manutenção
Operação visa evitar proliferação de doenças, em locais com água parada – Foto: Decom

 

Foram fiscalizados nessa quarta-feira mais de dez imóveis, entre casas e edifícios. As equipes da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária contaram com apoio de um drone. “As imagens aéreas auxiliam na constatação das denúncias e no encaminhamento do processo administrativo”, destacou o diretor. Segundo ele, alguns moradores foram notificados e outros, que já haviam recebido notificação anterior, mas não realizaram a manutenção no prazo estabelecido, receberam infração.

A população pode realizar denúncias diretamente à Vigilância Sanitária, pelo telefone 34376191, ou para a Defesa Civil pelo 199 ou WhatsApp 991629006. “Seguiremos monitorando casos como esses e garantindo a segurança da população”, concluiu o diretor da Compdec.

Com informações: Decom Criciúma/Assessoria de Imprensa Prefeitura de Urussanga

Você também pode gostar