Notícias de Criciúma e Região

Marretadas marcam início de demolição do quartel dos Bombeiros de Criciúma

Ato simbólico aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 12

Com marretadas, foi dada a largada para início da demolição do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma. Na manhã desta sexta-feira, dia 12, um ato simbólico marcou o início de uma nova etapa para os bombeiros, após 50 anos de história naquela construção.

O imóvel onde fica localizado o Corpo de Bombeiros de Criciúma, na rua Dolário dos Santos, no Centro, será completamente demolido e o espaço dará lugar a uma nova construção. O novo espaço terá 3.163,11m², com um investimento de R$ 2 milhões, e ficará pronto em até três anos.

Projeto do novo Batalhão – Foto: Divulgação

Em um evento promovido no local, oficiais dos Bombeiros e pessoas que fizeram parte da história do Batalhão, deram as marretadas iniciais para simbolizar o início das obras. “Aqui neste local passaram histórias de sucesso, boas ações e enfrentamento das dificuldades mais diversas que os bombeiros poderiam passar. Agora, vão ganhar um espaço acolhedor e em condições melhores para aqueles que aqui trabalham”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Salvaro durante pronunciamento – Foto: Júnior Chagas

Veja abaixo momento das marretadas:

O comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Henrique Piovezam, lembrou que não foi fácil o processo para que o senho de um novo Quartel saísse do papel. “Momento importante e marcante. Venho desde bebê neste quartel, praticamente. Fizemos uma verdadeira operação de guerra, quase moramos na prefeitura para conseguir realizar a obra. Conseguimos aprovar todos os processos em tempo recorde, desde a licitação da obra, até a mudança de local”, frisou Piovezam.

O Bispo Dom Jacinto Inácio Flach esteve presente na cerimônia para deixar uma benção especial as obras do Quartel.

Bispo abençoando as obras – Vídeo: Caroline Sartori/Portal Litoral Sul

Veja abaixo fotos do ato simbólico de demolição:

Novo local provisório

A partir desta segunda-feira, dia 15, o Corpo de Bombeiros Militar em Criciúma já estará atendendo na nova sede provisória. O local, na Rua General Osório, bairro Santa Bárbara, será utilizado por pelo menos dois anos.

A edificação provisória é da Casan e está sendo utilizada pelo CBMSC por meio de um termo de cessão de uso. A estrutura conta com 1,3 mil m² e irá abrigar o serviço administrativo e as guarnições de emergência.

Local provisório – Foto: Divulgação

Leia mais:

Definida empresa que fará novo quartel dos Bombeiros de Criciúma

Promoção de praças

Durante o evento simbólico de demolição, também foi realizado um momento muito importante aos bombeiros, a promoção de 59 praças. Também foram homenageados com a entrega de medalhas militares por atos de bravuras, e oficiais de Criciúma por terem colaborado com o Corpo de Bombeiros de Criciúma.

O coronel Marcos Aurélio Barcelos, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina esteve presente e enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais, parabenizando pelas promoções.

“Não adianta a gente ter os melhores equipamentos para trabalhar, se não tiver os militares. Quem faz a diferença são vocês. Esse momento é de muita festa e alegria para nossa corporação”, ressaltou.

Veja abaixo fotos das promoções de praças:

Você também pode gostar